Fundada em 1982, inicialmente com o nome Inst. Biodinâmico de desenvolvimento Rural, a ABD tem como objetivo principal o desenvolvimento do impulso da Agricultura Biodinâmica no Brasil.
Situada em Botucatu-SP, a 900 m de altitude, na Rodovia Gastão Dal Farra Km 4, no Bairro Demétria. Tem uma área de 30 ha, incluindo várias áreas de preservação, como mata ciliares e fragmentos de cerrado nativo. Como estrutura tem uma sede com biblioteca, e sete salas; uma casa de hóspedes; uma casa para funcionário-caseiro; e uma casa para laboratório, armazenagem de sementes e preparados biodinâmicos.
Esses imóveis pertencem a Associação Beneficente Tobias ABT de São Paulo, cedidas a ABD que também é parcialmente mantida pela ABT.
A Agricultura, um dos elos de ligação entre o homem e o meio ambiente, apresenta hoje numerosos pontos ecologicamente críticos. A propriedade agrícola simplificada e especializada não corresponde às exigências do ecossistema Terra
Notam-se seus efeitos prejudiciais nos aspectos biológicos, econômicos e sociais, que evidenciam a incapacidade da visão fragmentária, desenvolvida nas últimas décadas e baseada no uso abusivo de energia, capital e insumos químicos, de lidar com a vida.
Neste momento em que presenciamos uma mudança gradual do atual modelo agrícola, a Agricultura Biodinâmica representa uma atitude aberta, pluralista e inovadora frente ao conhecimento. Rejeita sistemas fixos de idéias, as chamadas receitas, em favor de um desenvolvimento de critérios obtidos na atividade prática, aliados à experiência e conhecimentos técnicos, buscando desenvolver o sistema agrícola, no sentido de uma condição de equilíbrio entre a técnica, o impacto ambiental e as condições sociais.
Sabendo-se que a Agricultura Biodinâmica considera a propriedade agrícola como um organismo, a ABD, com a preocupação de manter a qualidade das sementes e dos alimentos e reduzir a incidência de doenças, procura proporcionar novos pontos de vista ao conhecimento empírico e científico obtidos a partir da compreensão da essência dos fenômenos da vida. A saúde do solo, dos vegetais e animais depende de um melhor inter-relacionamento da parte com o todo do organismo agrícola. É tempo de refletir, propor e descobrir medidas que façam frente a uma crise ambiental, que pode ser vista como um reflexo de outra ainda mais profunda: a das relações humanas. E dentro dos objetivos da Agricultura Biodinâmica, a ABD procura produzir alimentos de alto valor biológico, em quantidades suficientes e isentos de contaminantes; procura conservar a capacidade produtiva dos meios de produção, desgastando o mínimo das reservas de matérias-primas e energia; procura preservar a qualidade do meio ambiente e estender suas possibilidades através da formação de paisagens culturais equilibradas; procura encontrar soluções aos difíceis problemas ecológicos, econômicos e humanos de nosso tempo e além disso quer estimular um relacionamento mais profundo do agricultor com a Terra e com a sociedade.
Num país extenso como o Brasil, com situações tão diferentes e dissociadas, a existência da ABD vem cooperar para que essa nova maneira de abordar a agricultura chegue efetivamente aos agricultores e à sociedade. Desta forma, ao congregar produtores, comerciantes e consumidores, estamos contribuindo para criar uma agricultura sadia para o homem e o meio ambiente
Através da pesquisa, propõe nova alternativa resultante de uma melhor compreensão dos sistemas biológicos naturais (em particular para condições de cerrado), estimula o intercâmbio de informações, consultoria e publicações. No âmbito nacional participa da Associação de Agricultura Orgânica (AAO) e internacionalmente é membro da IFOAM (Federação Internacional de Movimentos de Agricultura Orgânica) e do MAELA (Movimento Agroecologico Latino-americano), além de manter parcerias em pesquisa com Universidades.
Atua em diferentes segmentos:
A ABD está localizada no Conjunto Demétria, próximo à Cidade de Botucatu, interior do Estado de São Paulo. Algumas características da área são: topografia ligeiramente ondulada, altitude em torno de 900 metros, latitude/longitude: 22 o 57' S / 48 o 25' O. Possui solo arenoso derivado do arenito Bauru, com rochas efusivas a 30 - 40 metros de profundidade, latossolo Vermelho - Amarelo, pH = 4,3; pobre em matéria orgânica (1,5 %) e elevado teor de íons de alumínio (2,5 mg/100 g). A vegetação predominante é típica do Cerrado, que se caracteriza pela presença de árvores baixas, retorcidas, em geral dotadas de casca grossa e suberosa. Existem também áreas de mata ciliar em torno de córregos que tem sua nascente na área da ABD. A região apresenta uma temperatura média anual de 20.5o C.; Durante os meses de verão (21 de dezembro a 20 de março) a temperatura média é de 22.93o C, logo começa a diminuir no outono (21 de março a 20 de junho), alcançando 18.o C. No inverno (21 de junho a 21 de setembro) a temperatura desce a um valor médio de 17.o C. Logo na primavera (22 de setembro a 20 de dezembro) o clima se torna mais ameno, a temperatura fica numa média de 22.o C. A precipitação média anual é de 1548.69 milímetros, sendo que de Novembro a Março registram-se 1026.89 milímetros e de Abril a Outubro, 521.80 milímetros (conforme dados obtidos durante 20 anos na Estação meteorológica da Fazenda Lageado, UNESP, Campus de Botucatu).
Atende também consultoria privada, contando com uma rede de 30 consultores cadastrados em diversas regiões do Brasil.