Associação Brasileira de Agricultura Biodinâmica (ABD)

Fundada em 1982, inicialmente com o nome Inst. Biodinâmico de desenvolvimento Rural, a ABD tem como objetivo principal o desenvolvimento do impulso da Agricultura Biodinâmica no Brasil.

Situada em Botucatu-SP, a 900 m de altitude, na Rodovia Gastão Dal Farra Km 4, no Bairro Demétria. Tem uma área de 30 ha, incluindo várias áreas de preservação, como mata ciliares e fragmentos de cerrado nativo. Como estrutura tem uma sede com biblioteca, e sete salas; uma casa de hóspedes; uma casa para funcionário-caseiro; e uma casa para laboratório, armazenagem de sementes e preparados biodinâmicos.

Esses imóveis pertencem a Associação Beneficente Tobias ABT de São Paulo, cedidas a ABD que também é parcialmente mantida pela ABT.

A Agricultura, um dos elos de ligação entre o homem e o meio ambiente, apresenta hoje numerosos pontos ecologicamente críticos. A propriedade agrícola simplificada e especializada não corresponde às exigências do ecossistema Terra

Notam-se seus efeitos prejudiciais nos aspectos biológicos, econômicos e sociais, que evidenciam a incapacidade da visão fragmentária, desenvolvida nas últimas décadas e baseada no uso abusivo de energia, capital e insumos químicos, de lidar com a vida.

Neste momento em que presenciamos uma mudança gradual do atual modelo agrícola, a Agricultura Biodinâmica representa uma atitude aberta, pluralista e inovadora frente ao conhecimento. Rejeita sistemas fixos de idéias, as chamadas receitas, em favor de um desenvolvimento de critérios obtidos na atividade prática, aliados à experiência e conhecimentos técnicos, buscando desenvolver o sistema agrícola, no sentido de uma condição de equilíbrio entre a técnica, o impacto ambiental e as condições sociais.

Sabendo-se que a Agricultura Biodinâmica considera a propriedade agrícola como um organismo, a ABD, com a preocupação de manter a qualidade das sementes e dos alimentos e reduzir a incidência de doenças, procura proporcionar novos pontos de vista ao conhecimento empírico e científico obtidos a partir da compreensão da essência dos fenômenos da vida. A saúde do solo, dos vegetais e animais depende de um melhor inter-relacionamento da parte com o todo do organismo agrícola. É tempo de refletir, propor e descobrir medidas que façam frente a uma crise ambiental, que pode ser vista como um reflexo de outra ainda mais profunda: a das relações humanas. E dentro dos objetivos da Agricultura Biodinâmica, a ABD procura produzir alimentos de alto valor biológico, em quantidades suficientes e isentos de contaminantes; procura conservar a capacidade produtiva dos meios de produção, desgastando o mínimo das reservas de matérias-primas e energia; procura preservar a qualidade do meio ambiente e estender suas possibilidades através da formação de paisagens culturais equilibradas; procura encontrar soluções aos difíceis problemas ecológicos, econômicos e humanos de nosso tempo e além disso quer estimular um relacionamento mais profundo do agricultor com a Terra e com a sociedade.

Num país extenso como o Brasil, com situações tão diferentes e dissociadas, a existência da ABD vem cooperar para que essa nova maneira de abordar a agricultura chegue efetivamente aos agricultores e à sociedade. Desta forma, ao congregar produtores, comerciantes e consumidores, estamos contribuindo para criar uma agricultura sadia para o homem e o meio ambiente

Através da pesquisa, propõe nova alternativa resultante de uma melhor compreensão dos sistemas biológicos naturais (em particular para condições de cerrado), estimula o intercâmbio de informações, consultoria e publicações. No âmbito nacional participa da Associação de Agricultura Orgânica (AAO) e internacionalmente é membro da IFOAM (Federação Internacional de Movimentos de Agricultura Orgânica) e do MAELA (Movimento Agroecologico Latino-americano), além de manter parcerias em pesquisa com Universidades.

Atua em diferentes segmentos:

    1. Área Demonstrativa - A área da ABD é pioneira no Brasil no desenvolvimento de sistemas agrosilvopastoris em aléias. Tem um trabalho intenso de reconstrução da paisagem, originalmente degradada. A ABD também desenvolveu a tecnologia do coquetel de adubos verdes. Tem constantemente em parceria com o IAC um banco vivo de sementes de adubos verdes. Realiza dias de campo para agricultores da região e constantemente tem recebido visitas de grupos de agricultores e alunos da área agronômica. Esta área é usada para o Curso Fundamental de Agricultura Biodinâmica
    2. Pesquisa- Durante os últimos anos várias pesquisas foram realizadas, inclusive teses de mestrado e doutorado. Como mestrado: estudo de sistema de aléias com Leucena leucocephala e produção de grãos; avaliação de espécies arbóreas adaptadas ao nosso clima (bracatinga, Acácia melanoxylum e dois tipos de Leucena-diversifolia e leucocephala); comparação entre sistema orgânico, biodinâmico e convencional quanto à produção e qualidade da cenoura. Como tese de doutorado temos uma tese em andamento com avaliação de sistema agroflorestal em aléias com Leucena diversifolia em relação à produção e características de solo, para culturas de milho e aveia preta. Também ocorrem outras pesquisas como um sistema recém implantado de avaliação de longo prazo comparando convencional, orgânico e biodinâmico em diversas rotações de cereais e leguminosas.
    3. A ABD está localizada no Conjunto Demétria, próximo à Cidade de Botucatu, interior do Estado de São Paulo. Algumas características da área são: topografia ligeiramente ondulada, altitude em torno de 900 metros, latitude/longitude: 22 o 57' S / 48 o 25' O. Possui solo arenoso derivado do arenito Bauru, com rochas efusivas a 30 - 40 metros de profundidade, latossolo Vermelho - Amarelo, pH = 4,3; pobre em matéria orgânica (1,5 %) e elevado teor de íons de alumínio (2,5 mg/100 g). A vegetação predominante é típica do Cerrado, que se caracteriza pela presença de árvores baixas, retorcidas, em geral dotadas de casca grossa e suberosa. Existem também áreas de mata ciliar em torno de córregos que tem sua nascente na área da ABD. A região apresenta uma temperatura média anual de 20.5o C.; Durante os meses de verão (21 de dezembro a 20 de março) a temperatura média é de 22.93o C, logo começa a diminuir no outono (21 de março a 20 de junho), alcançando 18.o C. No inverno (21 de junho a 21 de setembro) a temperatura desce a um valor médio de 17.o C. Logo na primavera (22 de setembro a 20 de dezembro) o clima se torna mais ameno, a temperatura fica numa média de 22.o C. A precipitação média anual é de 1548.69 milímetros, sendo que de Novembro a Março registram-se 1026.89 milímetros e de Abril a Outubro, 521.80 milímetros (conforme dados obtidos durante 20 anos na Estação meteorológica da Fazenda Lageado, UNESP, Campus de Botucatu).

    4. Preparados Biodinâmicos – Ferramenta fundamental na biodinâmica, a ABD produz em escala os preparados biodinâmicos para atender uma demanda crescente de produtores interessados. Além de em vários cursos ensinar os agricultores a produzirem seus próprios preparados
    5. Cursos - Realiza em parceria com a Associação ELO o curso fundamental de agricultura biológico dinâmica. Curso dividido em 4 módulos de uma semana com os temas: A Terra, A Planta, o Animal e o Homem. Também realizamos pequenos cursos para pequenos agricultores e para treinamento de consultores.
    6. Publicações - A ABD tem editado várias apostilas com temas relevantes, Em parceria com a USP editou os Anais de duas conferências de Agricultura Biodinâmica. E tem editado alguns livros.
    7. Consultoria - A ABD capta recursos para apoiar gratuitamente grupos de pequenos agricultores em diversas regiões do Brasil (Bahia, Minas Gerais, Paraná e São Paulo), atendendo atualmente em torno de 100 agricultores.

Atende também consultoria privada, contando com uma rede de 30 consultores cadastrados em diversas regiões do Brasil.