FONTES, HISTÓRICOS E PRINCÍPIOS DA
PEDAGOGIA WALDORF

(Textos elaborados pela Federação das Escolas Waldorf, dezembro de 1998)

Índice

1. Fontes epistemológicas
2. Fontes sócio-antropológicas
3. Fontes históricas mundiais
4. Histórico da Pedagogia Waldorf no Brasil

5. Princípios da Pedagogia Waldorf


3. Fontes históricas mundiais

A Pedagogia Waldorf nasceu em meio ao caos social e econômico que se seguiu à Primeira Guerra Mundial. Após a derrubada das formas sociais existentes, aqueles que se esforçavam em construir o futuro da Europa, buscavam novas orientações. Nessas circunstâncias, Rudolf Steiner tentou contribuir com novas perspectivas para as primeiras tentativas de autogestão, impulsionando no seio do movimento social de iniciativas da cidadania, em Württemberg, Alemanha, os princípios da "Trimembração do Organismo Social".

A fundação da Escola Waldorf surgiu diretamente desse impulso social de trimembração.

Emil Molt, diretor da fábrica de cigarros Waldorf/Astória em Stuttgart, Alemanha, era um comprometido colaborador do Movimento pela Trimembração do Organismo Social. Em virtude da sugestão de R. Steiner de que os trabalhadores da fábrica deveriam conhecer melhor o propósito de seu trabalho específico e, desse modo, conseguir uma relação mais humana com respeito a ele, E. Molt, em princípios de 1919, dispôs que se proferissem palestras para seus empregados sobre temas sociais e educativos. Como conseqüência, surgiu entre os trabalhadores o desejo de que seus filhos recebessem uma educação escolar mais adequada às reais necessidades do desenvolvimento humano na modernidade.

Por causa disso, E. Molt dirigiu-se a R. Steiner e pediu-lhe que ajudasse a organizar, segundo sua concepção sócio-antropológica, uma escola para os filhos dos operários de sua fábrica.

Depois de um intenso estudo sobre pedagogia, didática e metodologia com os docentes que trabalharam com R. Steiner para a elaboração da sua proposta pedagógica, em setembro de 1919, começou a funcionar a primeira escola Waldorf, em Stuttgart, Alemanha, com 12 docentes e 256 alunos.

Essa iniciativa foi considerada por testemunhas da época como o ponto culminante e a concretização dos princípios do Movimento para a Trimembração Social. Como escola livre, a escola Waldorf tornava real o impulso da autogestão; como escola para crianças de qualquer procedência, capacidade, raça, religião, plasmava a idéia da co-educação social.

Existem, hoje, no mundo, cerca de 726 escolas Waldorf, distribuídas da seguinte maneira:

América: 123

Argentina

4

Brasil

11

Canadá

12

Colômbia

2

Chile

2

Equador

1

EEUU

86

México

2

Peru

2

Uruguai

1

 

África: 13

África do Sul

11

Egito

1

Quênia

1

Ásia: 4

Israel

3

Japão

1

Europa: 549

Alemanha

167

Áustria

10

Bélgica

20

Croácia

1

República Tcheca

7

Dinamarca

16

Escócia

4

Eslovênia

1

Espanha

2

Estônia

7

Finlândia

19

França

13

Georgia

1

Grã-Bretanha

24

Holanda

96

Hungria

13

Irlanda

2

Itália

13

Liechtenstein

1

Lituânia

4

Luxemburgo

1

Moldávia

1

Noruega

26

Polônia

3

Portugal

1

Romênia

10

Rússia

18

Suécia

33

Suíça

37

Oceania: 37

Austrália (inclusive Tasmânia)

30

Nova Zelândia

7

Nos últimos anos, o Movimento de Pedagogia Waldorf ganhou transcendência no âmbito pedagógico internacional, nas mais diversas esferas.

Na oportunidade de celebrar a 44ª sessão da Conferência Internacional sobre Educação em Genebra (outubro/94), com a assistência dos Ministros de Educação dos países membros da UNESCO e observadores de diversas organizações internacionais interessados no tema "Apreciação e perspectivas da educação para o entendimento internacional", o "Internacional Bureau of Education" da UNESCO solicitou ao departamento central de "Amigos da Pedagogia de Rudolf Steiner" (Freunde der Erziehungskunst Rudolf Steiner e. V.) a apresentação da Pedagogia Waldorf.

Para responder a isso, apresentou-se um painel informativo no hall central, com bibliografia sobre a Pedagogia Waldorf e uma mostra de trabalhos de alunos, selecionados ao redor dos temas:

A educação ecológica nas escolas Waldorf.

A aprendizagem e a educação multicultural.

Paralelamente, realizaram-se colóquios, debates e mesas redondas com a participação de especialistas internacionais. O intercâmbio girou em torno dos métodos específicos e das estruturas didáticas da Pedagogia Waldorf e sua aplicação concreta, especialmente nas áreas de crises sociais e culturais.

Alunos de escolas Waldorf da Suíça, França, Áustria e Alemanha incumbiram-se de um variado programa de representações e oficinas e, além disso, ofereceu-se a oportunidade de uma visita guiada à Escola Rudolf Steiner, de Genebra.

Essa apresentação causou um impacto favorável e teve uma acolhida positiva entre os assistentes.

4. Histórico da Pedagogia Waldorf no Brasil

Em 1954, um pequeno grupo de amigos, os casais Schmidt, Mahle, Berkhout e Bromberg, que se reuniam regularmente para estudar obras pedagógicas de R. Steiner, preocupados com a idéia de qual poderia ser a contribuição da Antroposofia para o Brasil e para um mundo melhor, resolveram fundar uma escola Waldorf, pois a resposta evidente à sua preocupação era que um mundo melhor pressupõe homens melhores.

Assim, em 27 de fevereiro de l956, à Rua Albuquerque Lins, bairro de Higienópolis, em São Paulo, começa a primeira Escola Waldorf no Brasil, integrada à realidade brasileira com a grande tarefa de fundamentar seu trabalho na imagem espiritual do Homem e nos ideais humanos inspiradores das demais escolas da Europa.

O casal Karl e Ida Ulrich, professores na Escola Waldorf de Pforzheim, Alemanha, foi convidado para ser fundador da escola, o que lhes significou não só lecionar mas, também, preparar professores para lecionarem a Pedagogia Waldorf.

A escola começou com um grupo de jardim de infância e um primário, no total de 28 alunos. O primário logo foi reconhecido como escola experimental e assim que foram completadas as quatro séries iniciais, o interesse dos pais pela pedagogia levou à decisão de se implantar o ginásio.

Graças à generosidade dos fundadores, a escola pôde mudar-se para uma belíssima propriedade rodeada de bosques e jardins, no Alto da Boa Vista (Santo Amaro).

Em 1979, o ensino fundamental da Escola Waldorf Rudolf Steiner foi autorizado a funcionar com a duração de 9 anos e a contar com o acompanhamento do Professor de Classe, do 1° ao 8° ano. Até então, era necessário solicitar eqüivalência de estudos para os alunos que concluíam o 9° ano.

Durante os doze primeiros anos, a escola foi bilíngüe e o seu abrasileiramento realizou-se à medida que a Pedagogia Waldorf foi sendo assimilada por professores brasileiros e que professores estrangeiros conseguiram ligar-se ao espírito do povo brasileiro.

Com o crescente interesse dos pais pela continuidade da escola, foi possível, em l975, concluir-se a primeira classe do 2° grau.

Antes disso, porém, em 1970, atendendo à crescente necessidade de formação e aprimoramento na Pedagogia Waldorf, nasceu o primeiro Seminário de Pedagogia Waldorf no Brasil. Esse Seminário foi fundado pelo casal Rudolf e Mariane Lanz.

Hoje o Seminário tornou-se um Centro de Formação de Professores que funciona como Escola Normal, autorizado pelo Parecer CEE n° 576/97 e pela Portaria da Dirigente Regional da 17ª Delegacia de Ensino da Capital , que possibilitaram a sua instalação e funcionamento.

A Escola Waldorf Rudolf Steiner chegou a um tal crescimento, que surgiu a necessidade da fundação de mais uma escola Waldorf. Assim, em 1978, foi fundado o Colégio Micael, em São Paulo, próximo a Cotia.

A partir daí, muitos outros movimentos aconteceram, surgindo então vários jardins de infância e outras escolas no Estado de São Paulo e em outros estados.

Hoje a Federação das Escolas Waldorf no Brasil congrega um total de 11 escolas de Ensino Fundamental, das quais duas já implantaram o Ensino Médio, completando-se nelas o ciclo de duração de 12 anos proposto por Rudolf Steiner.


Acione aqui para desviar para os itens 1 e 2. Acione aqui para desviar para o item 5.

Acione aqui para desviar para a página da Federação das Escolas Waldorf

Acione aqui para desviar para a página de Pedagogia Waldorf

Acione aqui para desviar para a "home page" da Sociedede Antroposófica no Brasil