Índice geral >> Medicina e terapias antroposóficas >> Massagem rítmica

5. MASSAGEM RÍTMICA

1. O que é Massagem Rítmica?

Traduzido por V.W.Setzer de um folheto da massagista
Rose Gilde
1, Medway Cottages, Lower Rd., Forest Row, East Sussex, RH18 5HE, Inglaterra

A Massagem Rítmica foi desenvolvida a partir da massagem clássica pelas Dras. Ita Wegman [N.T. - colaboradora de Rudolf Steiner, e coautora de seu livro sobre Medicina Antroposófica] e Margarethe Hauschka no começo do século XX. A Massagem Rítmica baseia-se no conhecimento dos diferentes membros da constituição humana, e as interações entre os sistemas neuro-sensorial, rítmico e metabólico-motor.

Em estado de saúde o sistema rítmico, constituído pela circulação e pela respiração, mantém o equilíbrio entre a decomposição de uma substância corpórea (catabolismo) que é mediado pelo sistema neuro-sensorial e a formação de substância corpórea, mediada pelo sistema metabólico-motor.

O sistema rítmico promove a saúde em todo o organismo ajudando na prevenção de doenças e do "stress", e servindo de apoio para o processo de cura. Ritmos como a mudança de estações do ano, acordar e adormecer, inspirar e expirar, e sístole e diástole, são como o ritmo de ligar e soltar da massagem.

O ritmo na massagem procura harmonizar os processos de decomposição e formação de substâncias corpóreas.

Princípios espirituais trabalham nos nossos corpos através do calor, do ar e da água. Na Massagem Rítmica, a mão do terapeuta é capaz de imitar as formas do movimento desses elementos trabalhando de maneira calórica, flúida e aérea. A qualidade do toque do terapeuta é então capaz de produzir uma resposta interior nos diferentes membros do ser humano. Para afetar os processos vitais que ocorrem nos líquidos, a qualidade do movimento nessa massagem é dirigida a um movimento de sucção, ao invés de pressão.

Aplicações da Massagem Rítmica

A Massagem Rítmica traz benefícios em afecções crônicas e agudas. Pode atingir muitos níveis do ser humano, tornando possível seu uso em uma ampla gama de doenças e de dificuldades físicas, psicológicas e de desenvolvimento. Ela proporciona mudanças, a fim de se buscar um novo desenvolvimento e um crescimento interior. Podem beneficiar-se dela bebês, crianças, jovens, adultos e idosos. Áreas em que a Massagem Rítmica é especialmente efetiva:

Detalhes terapêuticos

São empregados óleos e pomadas preparados pelos Laboratórios Wala e Weleda. Esses produtos são feitos com extratos de plantas medicinais cultivadas bio-dinâmica ou organicamente, ou de plantas nativas, bem como com óleos vegetais puros prensados a frio, e sempre que possível com óleos essenciais orgânicos. Não são usados aromas, conservantes, emulsificadores ou corantes artificiais, e nunca foram testados em animais.

Artigo adicional

Ver também o artigo "A massagem rítmica", de Márcia Marques.


2. Bibliografia

Hauschka, M. Massagem Rítmica Segundo Ita Wegman: fundamentos antropológicos. Trad. S. Setzer. 3a ed. retraduzida. São Paulo: Ed. Antroposófica, 2007

3. Asklepios – Associação de Massagem Rítmica

Ver o seu site, www.massagemritmica.com.br

4. Indicador profissional

Ver o site da Asklepios

5. Curso de Massagem Rítmica - Escola de Massagem Rítmica

Ver cartaz do curso que teve ício em 1 de novembro de 2008 (use o dispositivo de aumento de imagem em seu navegador, se necessário); ver detalhes no site da Asklepios. (Deixado aqui como ilustração.)

Para palestras, ver a seção de eventos.


Última alteração: 1/10/09

Anterior [previous]        Próxima [next]