A Quirofonética é uma terapia corporal que reúne recursos da massagem e da fala, enquanto movimento e força plasmadora. Os livros sagrados denominavam Logos, o Verbo a esse atuar formativo da sabedoria que tudo movimenta.
Criada na primavera de 1972, em Linz (Áustria), pelo Dr. Alfred Baur, a Quirofonética (do grego: cheirós - mãos; phoné - som) atua a partir da constatação de que o organismo fonador - desde o pulmão que fornece ar para a articulação dos fonemas, até os lábios, que são o obstáculo mais externo da Fala - constitui um "Homem da Fala" e está relacionado ao organismo como um todo.
Está fundamentada no conceito de metamorfose, desenvolvido por Goethe, e na imagem proposta por Rudolf Steiner (criador da Antroposofia) sobre a organização trimembrada do ser humano (em três sistemas: neuro-sensorial, rítmico-circulatório e metabólico-motor relacionados ao pensar, sentir e querer, que se referem, por sua vez, a níveis diferentes de consciência).
Cada área do sistema fonador corresponde às regiões e órgãos do ser humano total: a cavidade buco-nasal corresponde ao tronco do “ser humano da fala”, onde o palato mole é seu abdômen e o palato duro corresponde à caixa torácica (o coração é a língua), os pulmões são suas pernas, os dentes correspondem à metamorfose da sua cabeça. A laringe é o útero materno metamorfoseado: a laringe traz fonemas ao mundo como o organismo feminino dá a luz à criança.
Na prática, a Quirofonética é aplicada como um deslizamento no corpo do paciente (nas costas, braços e mãos, pernas e pés, conforme indicação diagnóstica), facilitado pelo uso de óleos medicinais. São deslizados desenhos fonéticos de vogais e consoantes, que correspondem ao movimento que o ar executa para a emissão dos fonemas, enquanto que, simultaneamente, o terapeuta entoa o som correspondente aos fonemas escolhidos. Sempre aplicada com o paciente desperto, é portanto uma terapia perceptiva e receptiva. As forças plasmadoras dos fonemas são acolhidas e vivenciadas pelo paciente, através do tato, do calor, da audição e da percepção de movimento, considerados sentidos básicos para o desenvolvimento da qualidade humana do ser. A qualidade curativa dos fonemas é acolhida graças ao processo de imitação inerente ao ser humano.
A fundamentação e a aplicação prática da Quirofonética são descritos extensamente no livro de Alfred Baur O Sentido da Palavra: no Princípio era o Verbo, São Paulo: Editora Antroposófica, 1992.
Atualmente, a Quirofonética é praticada em vários países de três continentes: na Áustria*, Suíça, Holanda, Alemanha*, Itália*, Espanha* e Portugal, Finlândia, Inglaterra e na Irlanda, na Escandinávia, na República Tcheca*, na Austrália e Nova Zelândia, nos Estados Unidos (no Hawaí), na Argentina e no Brasil*. (* Países que desenvolvem Cursos de Formação e Reciclagem.)
Artigo "O trabalho com a quirofonética" de Maria Eugenia Obniski.
Artigo sobre a gagueira e a contribuição da terapia quirofonética em seu tratamento, publicado na revista Pais e Filhos Online em 3/2011.
Artigo "Massagem para o medo de dirigir Confira os benefícios proporcionados pela quirofonética, tratamento que une massagem e fonemas", publicado em 6/6/11 no site Webmotors; se não estiver mais disponível nesse site, veja a cópia local.
Ouça uma entrevista de Ana Cristina Corvelo sobre quirofonética, no programa Caminhos Alternativos da rádio CBN, feita em 2/4/11. Essa entrevista começa no minuto 20:16; sugestão: para ouvir apenas essa entrevista, acione o vínculo "Ouvir este áudio em pop-up", na nova janela use o ícone de diminuir o volume do alto-falante, eliminando o som até chegar àquele ponto, ou mova o cursor do ponto da gravação, se esta já tiver sido carregada, até o ponto desejado.
A divulgação científica das aplicações e resultados terapêuticos da Quirofonética tem sido feita em simpósios e congressos nacionais, principalmente da área médico-terapêutica complementar, como os Congressos Brasileiros de Medicina Antroposófica, realizados anualmente.
ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE QUIROFONÉTICA
R. da Fraternidade, 156, São Paulo (SP)
Contato: (11) 9669-1643 (Ana Cristina)Diretoria atual (ver endereços na lista de terapeutas)
Presidente: Ana Cristina Corvelo
Vice-Presidente: Ana Lydia Lima Nogueira
Coordenação Financeira: Monica Lucia Roschel
Conselho Fiscal: Maria Eugênia C. Obniski
A formação em Quirofonética destina-se a profissionais com diplomação acadêmica nas áreas da saúde e re-educação. Pressupõem que os participantes tenham conhecimentos suficientes de Antropologia com base na Antroposofia. Compõe-se de 8 módulos básicos, que acontecem, em média, a cada três meses, com a duração de trinta e duas horas cada um. Nos intervalos entre os módulos, os participantes devem realizar exercícios práticos sobre o que foi aprendido e vivenciado (teoria e prática da Quirofonética, vivência de Euritmia, Desvendar da Voz, Arte da Fala, leituras e exercícios para o desenvolvimento interior do terapeuta) e escolhem um tutor que os acompanhará em sua formação, dentre os docentes da Escola de Quirofonética. É incentivada a participação dos alunos em grupos de estudos. A formação é concluída com um trabalho escrito sobre a condução de um caso clínico supervisionado e tutorado por um docente ou terapeuta de Quirofonética, do qual o participante receberá sua certificação final pela Associação Brasileira de Quirofonética.".
Quirofonética curso de formação 2010/2011 em Belo Horizonte ver cartaz (use o efento zoom de seu navegador, se necessário)
Para profissionais com formação completa em áreas da saúde ou educação, organizado pela Associação Brasileira de Quirofonética
Info: Kathery, tel. (31) 3287-7147, 9611-5332
Carga horária: 360 h, em módulos teórico/práticos, sendo 7 de 4 dias e 2 em finais de semana
4/2010-11/2011; contribuição: R$320,00 mensais
Acione aqui para desviar para uma lista de terapeutas em vários estados do Brasil e também na Argentina.
Última atualização: 19/7/11