O TRABALHO COM A QUIROFONÉTICA

Maria Eugenia Obniski

Publicado na revista Navegantes, Ano 4, No. 5 (abril de 2008), São Paulo: Editora João de Barro, pp. 39-43

A Quirofonética, criada pelo fonoaudiólogo Dr. Alfred Baur1 em meados de 1970 na Áustria, é uma terapia baseada na Medicina Antroposófica. Os conhecimentos dessa medicina sobre os órgãos e seus arquétipos são traduzidos em sons, versos ou ritmos e aplicados em forma de toques nos braços, costas ou pernas do paciente, enquanto o terapeuta entoa esses sons. Assim como na atuação da Massagem Rítmica, a aplicação da Quirofonética nos braços acentua as forças anabólicas, enquanto a aplicação nas pernas enfatiza as forças catabólicas.

Algumas das qualidades terapêuticas da Quirofonética são:

Dentro de um grupo de oito crianças que iniciaram o projeto de atendimento a portadores de Distúrbio de Déficit de Atenção, com ou sem Hiperatividade (TDAH) no Ambulatório Didático-Social da Associação Brasileira de Medicina Antroposófica em 2005, percebeu-se que duas delas poderiam se beneficiar da aplicação da Quirofonética, pelas qualidades da relação positiva com o próprio corpo e da consciência dos limites corporais. Segue um breve relato de um destes atendimentos e o outro faz parte do artigo "Trabalho com Caso Clínico", de Carmen Lygia Nobre Lemos, publicado na Revista Navegantes, Ano 4, No. 5 (abril de 2008), pp. 45-50.

L. H. C. M. - 9 anos e 7 meses, sexo masculino, alto, magro, cabelo castanho escuro, tez pálida, aparência desvitalizada, como um ‘cachorrinho sem dono’. Muitas dificuldades familiares, pais separados, abandonado pela mãe que ficou com o irmão mais velho, pai casado novamente com um bebê dessa nova relação, madrasta com um filho de casamento anterior. Mora próximo aos avós paternos que assumem grande parte de seus cuidados. Relato de dificuldade de aprendizagem com muita desatenção, hiperatividade e agressividade. Apresenta dificuldades espaciais, movimentos espelhados4, dificuldade para nomear partes do corpo em relação ao lado direito ou esquerdo, trocas de letras na escrita. Apresenta respiração oral, com o nariz entupido ou escorrendo a maior parte das vezes. A família recebeu acompanhamento psicológico durante todo o processo terapêutico.

1° programa – março:

2° programa – final de abril, maio e parte de junho:

3° programa – setembro e outubro:

Notas e referências

1 BAUR, A., O Sentido da Palavra: no princípio era o verbo – fundamentos da quirofonética, 2a.ed. São Paulo: Ed. Antroposófica, 2004.

2 N.R.: O "sentido vital" é um dos 12 sentidos caracterizados por Rudofl Steiner; ele é um sentido que permite a percepção do bem estar.

3 MC ALLEN A., Método Extra Lesson – Recursos Especiais em Pedagogia Waldorf São Paulo: Ed. Antroposófica, 2005.

3 N.A.: Quando de frente para a terapeuta, levanta seu braço esquerdo, mesmo nomeando-o "direito", enquanto a terapeuta levanta o próprio braço direito.

4 N.A.: Aplicação de um verso que possui o ritmo longo-curto.


Revisão de V.W.Setzer: (25/6/08)

Vínculos: