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ASSOCIAÇÃO COMUNITÁRIA MONTE AZUL

Avenida Tomás de Sousa 552, 05836-350 São Paulo, SP, tel. (11) 5853-8080
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Índice (Acione um dos itens para desviar para o mesmo)

  1. Introdução
  2. Educação
  3. Saúde
  4. Cultura
  5. Qualidade de vida
  6. Organização interna
  7. Finanças
  8. Prêmios
  9. Publicações

1. INTRODUÇÃO

As favelas são como espelhos da sociedade contemporânea. Refletem grande parte das suas contradições, desigualdades e injustiças. São espelhos nos quais poucos desejam mirar-se. Ao contrário, cumpre passar bem longe, e se isso não for possível, se a visão desses aglomerados humanos for inevitável, sente-se compaixão e/ou medo. Para evitar todo esse mal-estar, ora erradicam-se favelas pela expulsão, ora escondem-se-nas atrás de outdoors. De qualquer maneira, os problemas permanecem.

Há, no entanto, outra forma de solucionar esses problemas, menos imediata, é verdade, porém muito mais respeitosa, perene e verdadeira: a organização da comunidade.

A Associação Comunitária Monte Azul (ACOMA) foi fundada em 25 de janeiro de 1979, como decorrência do trabalho iniciado três anos antes pela pedagoga Ute Craemer.

Moradora na Vila das Belezas (zona sul de S.Paulo), Ute recebia freqüentes visitas de crianças de uma favela próxima. Nessas ocasiões deixava-as brincar em seu quintal. Com o passar do tempo, as crianças foram se tornando mais numerosas e suas visitas mais constantes. Prosseguindo com o trabalho pedagógico que já realizava na Escola Rudolf Steiner (hoje Escola Waldorf Rudolf Steiner de São Paulo), Ute Craemer convidou seus alunos a vir brincar e fazer trabalhos manuais com as crianças da favela. A convivência dessas crianças, vindas de realidades tão diversas, contribuiria para despertar-lhes a consciência de um mundo de diferenças, onde compartilhar é atitude urgente e essencial.

Para esse trabalho com crianças, que lentamente se organizava e expandia, o quintal tornou-se pequeno. Em 1979 Ute conseguiu uma doação, que possibilitou a fundação da Associação Comunitária Monte Azul e a construção da Escolinha (núcleo de complementação e reforço escolar) em terreno da prefeitura, próximo à favela.

Contando cada vez mais com colaboradores, dos quais mais da metade são provenientes das favelas onde atua, a Associação Comunitária pode desenvolver atividades que procuram atender às necessidades da comunidade em todos os níveis, enfrentando marés políticas que afluem e refluem, resistências sócio-culturais, barreiras burocráticas e a cotidiana, sempre atual, falta de recursos.

Os colaboradores trabalham com a comunidade por uma organização auto-suficiente, orientada pela certeza de que o homem deve ser mais que mero sobrevivente, deve ser pleno e consciente, capaz de refletir e transformar sabiamente sua realidade.

Desde 1979 a Associação Comunitária Monte Azul desenvolve as seguintes atividades nas favelas Monte Azul e Peínha , bem como no bairro Horizonte Azul:

  • pedagógicas
  • profissionalizantes
  • culturais
  • de saúde
  • sociais

Por meio dos métodos da Pedagogia Waldorf, da medicina ampliada pelos princípios da Antroposofia e da procura de idéias no âmbito social, a Associação visa impulsionar um processo de crescimento tanto do indivíduo quanto da comunidade.

Veja também um resumo desta página.

2. EDUCAÇÃO

A garantia da educação é uma das prioridades da Associação Comunitária Monte Azul. Desde o berçário, passando pelas creches, jardins de infância, pré escola, centros de juventude e escola para excepcionais, meninos e meninas recebem acompanhamento pedagógico em todo o seu desenvolvimento, incluindo reforço escolar àqueles que freqüentam escolas públicas. Atividades artísticas, alimentação balanceada e assistência médica fazem parte da rotina dessas crianças. Em uma marcenaria muito bem montada, adolescentes aprendem a construir móveis e brinquedos educativos. Parte da produção é vendida na loja que fica na Favela Monte Azul e em estabelecimentos espalhados pela cidade de São Paulo e outros estados. Além disso os jovens podem freqüentar oficinas de reciclagem de papel, panificação, corte e costura, informática e cidadania.

Educar crianças, não apenas transmitindo informações mas participando da sua formação global e incentivar jovens e adultos a tomar seus destinos nas mãos e dessa maneira transformarem a realidade dura do meio social em que vivem - essa é uma das metas da Associação Comunitária Monte Azul.

Além das atividades acima, a Monte Azul também tem o curso de formação de educadores comunitários (Mainumby) nos fins-de-semana e a escola-oficina social com oficinas para o “pensar-sentir-querer” oferecidas para colaboradores e comunidade.

3. SAÚDE

Serviços ambulatoriais são prestados aos moradores dos núcleos e até de outros bairros em dois ambulatórios (Peínha e Monte Azul e Horizonte Azul). O atendimento médico é minucioso e individualizado, baseado na medicina antroposófica, uma ampliação da medicina convencional. Focalizando a doença como parte da biografia individual, o processo de cura é colocado como oportunidade de desenvolvimento.

No bairro Horizonte Azul há uma horta onde são cultivadas as verduras e legumes sem agrotóxicos para os três núcleos visando uma alimentação equilibrada; esses produtos são utilizados para todas as crianças e jovens atendidos.

Os ambulatórios oferecem exames laboratoriais, pré-natal e pós-natal, pediatria, psiquiatria, clínica geral, dentista, ginecologista, massagem rítmica, psicologia, fonoaudiologia, quirofonética, terapia artística, fisioterapia.

4. CULTURA

O contato com a arte, o desenvolvimento sensível e a expressividade são fundamentais para o ser humano. Nos três núcleos são oferecidos para crianças, jovens e adultos cursos de violão, teatro, hip hop, dança, ioga, coral, capoeira, flauta, violino, línguas, entre outros.

A área cultural envolve moradores que participam de espetáculos e têm acesso a uma intensa programação mensal de qualidade, que integra os moradores das favelas com o os moradores do bairro e promove o intercâmbio entre várias instituições locais. Conheça a programação do mês no site www.monteazul.org.br.

A cada ano são realizadas três Mostras Artísticas (teatro, dança e música), duas grandes Festas (do Trabalhador e dos Povos) e Saraus para a comunidade e convidados de outros bairros. Além disso, a programação mensal é intensa e variada. Nos três núcleos existem bibliotecas abertas para todas a comunidade e existe ainda um setor que cuida da edição de livros.

5. QUALIDADE DE VIDA

Educação, saúde, moradia, lazer, contato com a natureza: as necessidades do ser humanos são diversas e complexas. A Associação Comunitária Monte Azul procura trabalhar as comunidades tornando a vida mais harmoniosa, melhor de ser vivida. Isso é feito através dos seguintes órgãos:

- Comissão de moradores: Reúne-se para discutir problemas da favela, programar mutirões e festas, além de participar de movimentos populares e cuidar da urbanização. Os próprios moradores, através de uma comissão, em conjunto com a Associação e em parceria com a prefeitura, organizam melhorias por meio de mutirões. Atualmente, os jovens moradores da Monte Azul atuam por meio da Comissão de Jovens.

- Assistência jurídica: é um serviço voluntário, prestado por advogados que atendem os moradores da favela, podendo orientar sobre questões legais.

- Comissão para intercâmbio entre movimentos comunitários e participação em congressos e encontros: A comissão é composta por colaboradores de diversas áreas que promovem a participação da Associação Comunitária Monte Azul em iniciativas dos setores de saúde, educação, cultura e moradia: intercâmbio com movimentos de favelas e movimentos de educação comunitária, ou de Pedagogia Waldorf, participação em cursos e encontros regionais, nacionais e internacionais.

- Saneamento: Integrando o trabalho de educação em saúde, introduziu-se um programa de saneamento no qual realizam-se mutirões de limpeza e coleta seletiva de lixo e arborização de algumas áreas.

- Meio ambiente: no núcleo Horizonte Azul existe um galpão de coleta seletiva para onde se dirige o lixo coletado em condomínios, escolas e empresas da região. Nos núcleos pratica-se a coleta seletiva e nas as comunidades atendidas realizam-se mutirões de limpeza e arborização de algumas áreas.

- Grêmio Recreativo: é formado por jovens moradores das favelas e do bairro, que se reúnem nos fins de semana à tarde para praticar esportes e organizar festas, participar de oficinas, sessões de filmes em vídeo, passeios etc.

6. ORGANIZAÇÃO INTERNA

Para que todas as atividades desenvolvidas pela Associação estejam integradas e atendam plenamente os interesses da comunidade, é necessário o contato permanente entre os diversos grupos de trabalho, dialogando, trocando informações e experiências.

Da Reunião Geral participam todos os colaboradores e voluntários que discutem problemas da Associação e da comunidade. São também discutidos temas de interesse geral que contribuem para a compreensão da sociedade (economia, política, ecologia, cultura, etc.)

Duas outras reuniões são realizadas semanalmente: a de metas e por áreas. A reunião de metas, da qual participam os colaboradores que assumiram maiores compromissos junto à Associação, tem função de cuidar a missão da Associação, definindo soluções, após ouvidas as opiniões na reunião das áreas. Na reunião por áreas (saúde, educação, administração, etc.) ocorre a avaliação e planejamento das ações específicas do setor.

As comissões (de festas, de finanças, de imprensa, etc.) são formadas por colaboradores de diversas áreas. Durante a semana realizam-se oficinas e dias de estudo visando o aprimoramento dos colaboradores em suas atividades. Todos os meses realiza-se o "Dia de Integração" quando colaboradores e voluntários reúnem-se para desenvolver atividades que incentivam a criatividade e a integração: teatro, dança. música, artesanato, esportes, biografias, etc.

7. FINANÇAS

Durante os primeiros anos o trabalho manteve-se apenas por doações esporádicas de particulares. A primeira organização que apoiou regularmente a Associação foi a AMENCAR (Amparo ao Menor Carente). Para conhecer os parceiros atuais da Monte Azul, acesse o site www.monteazul.org.br e veja quais são nossos mantenedores, os parceiros e projetos específicos e os apoiadores.

Sua doação também é necessária para podermos dar continuidade ao trabalho. Ela pode ser feita em depósito para o Banco Itaú, agência 192 (Borba Gato), conta corrente 26329-l ou para o Banco do Brasil, agência 3063-5, conta corrente 25001-5.

Conheça também os brinquedos educativos, bonecas de pano e móveis infantis pelo site www.monteazul.org.br.

Loja Monte Azul
Rua Vitalina Grassmann, 290
Tel: (11) 5851-6574

8. PRÊMIOS

  • Bundesverdienstkreuz, 1987 (Cruz do Mérito da República Federal da Alemanha)
  • Prêmio Itaú-Unicef, 1995 (Menção honrosa)
  • Incentivo à Cultura, 1995
  • Prêmio Fraternidade da Legião da Boa Vontade, 1996
  • Prêmio Bem Eficiente, 1997 (Fundação Kanitz, Brasil)
  • Prêmio Pestalozzi, 1997 (Fundação Pestalozzi, Alemanha)
  • Prêmio Coca Cola: Teatro Jovem (categoria especial), 1998
  • Prêmio "Ação Criança", 1998 (Governo Federal)
  • Criança-Cidadã-Preis, Governo do Brasil 1998
  • Prêmio Ashoka para Idéias Inovadoras, 1998
  • Prêmio Criança da Abrinq, 1998
  • Prêmio Paul-Harris-Fellow (Rotary Club)
  • Prêmio PNBE de Cidadania (1999).
  • Prêmio Bem Eficiente, 2002 (Fundação Kanitz, Brasil)

9. PUBLICAÇÕES

LIVROS

Veja também a página da ACOMA com a lista e fotos dos livros publicados por ela.

Bertalot, L. Criança Querida: Dia-a-Dia da Alfabetização. Associação Comunitária Monte Azul, São Paulo1994.
Bolhinha de Sabão
(Livro Infantil), Associação Comunitária Monte Azul, São Paulo1996.
Coleção Festas Anuais. Esperando o Natal, Viver a Páscoa, Refletir sobre Micael
Coletânea de textos. Conhecendo a trimembração do organismo social.
Craemer,U. Questão Social. Associação Comunitária Monte Azul, São Paulo1988.
Craemer,U. Crianças Entre Luz e Sombras. Associação Comunitária Monte Azul, São Paulo1990.
Craemer,U. Girassol (Livro infantil, em quatro línguas) 1990.
Craemer,U. Favela-Kinder. Verlag Freies Geistesleben, Stuttgart 1980.
Craemer,U. Favela Monte Azul. Verlag Freies Geistesleben, Stuttgart 1987
Keller, R.J. Criança Querida: Dia-a-Dia na Creche. Associação Comunitária Monte Azul, São Paulo1994
Keller, R.J. Criança Querida: Aprendendo andar, aprendendo a confiar. Associação Comunitária Monte Azul, São Paulo, 2003
Klockenbring, G. O dinheiro, o ouro e a consciência.
Onuki, Daisuke. Escute Bem - História da Favela e do Trabalho (em japonês). Honnuki Inc, Tokyo 1989.
Poemas para Crianças e Educadores. Associação Comunitária Monte Azul, São Paulo1994.
Vários autores. Caminhos para uma Aliança pela Infância.
Vários autores. Valorizando o Índio.
Zoriki, M. Coletânea de Músicas Juninas. Ed. Antroposófica, São Paulo 1996.

APOSTILAS (Todas editadas pela Associação Comunitária Monte Azul)

Blaich, M., Pinto, E.F., Craemer, U. Medicina para quem? 1988.
Campos, J.M. Leite Materno.1995.
Floride, Athys. O Homem e o Espírito dos Povos. 1998.
Hartman, O. Antroposofia - um Esboço. 1995.
Propostas para um currículo social – Sugestões e Experiências no Brasil e Exterior
Schmidt, B. Marionetes e Bonecos - Manual para Teatrinhos. 1995.
Steiner, R. Os Mistérios do México.
Vários autores. À Procura da Alma do Povo. 1996.
Vários autores. Brincar.
Vários autores. Sexualidade. 1995.
Vários autores. AIDS. 1995.

PUBLICAÇÃO ELETRÔNICA

O livro de Ute Craemer Favela-Kinder está disponível em forma eletrônica em www.mightywords.com. Para localizá-la, use o comando de busca dando "favela children".


Para mais informações sobre a Associação Comunitária Monte Azul consulte por favor www.monteazul.org.br

Última modificação: 16/9/12