Instituto Social Micael

R. Manuel Andrade 2065, Coroa do Meio, 49035-530 Aracaju, SE, tel. (79) 3222-8819, micael@infonet.com.br

Histórico

O Instituto Social Micael surgiu como germe no ano de 1991 como grupo de estudos de Antroposofia, sob a coordenação do casal Paulo do Eirado Dias Filho e Maria Aparecida do Nascimento Dias. Foram desenvolvidas pelo grupo intensas atividades em madeira e plantio de árvores lenhosas feito com crianças e jovens. Além disso, membros do grupo envolvidos com o cultivo agrícola usando agricultura biodinâmica tiveram o interesse de sistematizar o plantio de árvores. Assim, fundou-se o Instituto Florestal Ingápoca, voltado para o estudo e desenvolvimento da agricultura biodinâmica e da pedagogia antroposófica (pedagogia Waldorf). Isso se concretizou em dezembro de 1998 e vários trabalhos foram desenvolvidos como cursos e plantio de árvores.

No ano de 2004, devido a uma mudança de localização para outra cidade e a alguns incidentes de percurso, bem como a fatores fundamentais que não foram possíveis de serem atendidos apesar de grandes esforços de todos, foi resolvido em assembleia pelo encerramento do Instituto Florestal Ingápoca e o surgimento do Instituto Social Micael voltado para pedagogia e a agricultura.

Um grupo de estudos de Antroposofia com encontros semanais mantém-se desde aquela época de 1991 e em 2005 filiou-se oficialmente à Sociedade Antroposófica no Brasil como o Ramo Micael. Ele continua em atividade até hoje, funcionando como o alimento espiritual para que a pessoa jurídica Instituto Social Micael ir ao mundo agir e trabalhar.

O Instituto Social Micael desenvolve desde 2003 (no início, ainda como Instituto Florestal Ingápoca) a formação em Pedagogia Curativa, em parceria com a Associação Beneficente Parsifal e a Universidade Federal de Sergipe, em um curso de extensão universitária que em novembro de 2007 concluiu sua primeira turma.

Em 2004 desenvolveu junto com o Instituto Ecosocial da ADIGO a formação do Programa Germinar Mais, dirigido para empresas a nível de Extensão Universitária, agora em parceria com a Faculdade São Luis de França.

Em 2005 junto com o Instituto Elo e a Universidade de Uberaba (UNIUBE, MG), o Instituto Social Micael desenvolveu um curso de pós- graduação em Agricultura Biodinâmica, onde 26 alunos receberam o certificado de especialistas, apresentando trabalhos envolvendo culturas agrícolas locais, agricultura familiar, pequenos e médios produtores rurais, etc. São todos trabalhos práticos, com base antroposófica que já estão no mundo. Além desses alunos, formaram-se também, na mesma turma, 8 (oito) alunos de nível técnico.

Atualmente o Instituto promove um curso de pós-graduação em Pedagogia Waldorf em parceria com a Faculdade São Luís de França. Atende alunos residentes na cidade de Aracaju e outros provenientes de estados nordestinos que se encontram no entorno de Sergipe, onde atuam em pequenas escolas de inspiração Waldorf, a exemplo de Aracaju, Mucugê, Lauro de Freitas, Salvador, Lençóis, Bahia, e Avelino Lopes no Piauí.

A partir do ano de 2006 começaram também a ser publicado livros de Rudolf Steiner e assim surgiram as Edições Micael.

Objetivo Geral

Atuar dentro das áreas pedagógica, agrícola e editorial com base na ciência espiritual antroposófica de Rudolf Steiner, por meio de ações concretas no mundo.