TEATRO
WALDORF DE BONECOS PARA CRIANÇAS
GRUPO FADA MADRINHA
"Os contos infantis, com suas luzes
puras e suaves, fazem nascer e crescer os primeiros pensamentos, os primeiros
impulsos do coração. São também contos do
lar, porque neles pode-se apreciar a poesia simples e enriquecer-se com
sua verdade. E também porque eles duram no lar como herança
que se transmite."
Jakob e Wilhelm Grimm - 1812
O grupo Fada Madrinha apresenta histórias de tradição
oral por meio de contadoras de histórias, cenários artísticos
com marionetes e música ao vivo, em festas de aniversários
e outros eventos infantis. A história, a ser contada por meio de
teatro de bonecos, pode ser escolhida pelos pais da criança, tendo
em vista a preferência do aniversariante e levando em conta recomendações
das artistas e das educadoras das crianças. Os bonecos e cenários
são confeccionados pelas apresentadoras. A narração
e a ambientação musical são feitas ao vivo, contando
com a sonoridade da flauta doce, da Kântele (lira simples, no caso
com afinação pentatônica, apropriada para crianças),
do metalofone, do violino e de outros instrumentos.
REPERTÓRIO
(Pode ser ampliado
a pedidos)
Marionetes
- O fuso, a lençadeira e a agulha (Grimm)
- Rapúnzel (Grimm)
- Máshinca e o Urso (conto russo)
- O Lobo e os Sete Cabritinhos (Grimm)
- A Cobra Branca (Grimm)
- A Princesa do Castelo em chamas
- Os Três Porquinhos e o Violinista
- A Menina da Lanterna
- Alva Neve e Rosa Rubra
(Grimm)
- Os Três Cabelos de Ouro do Diabo (Grimm)
- O Pássaro Achado (Grimm)
- Cisne que Veio de Longe
- Cavalinho Branco
- O Rei-sapo
"Contos e mitos são como
um anjo bom que a pátria de um homem lhe dá desde o nascimento,
para acompanhá-lo pela vida, para que lhe seja um fiel companheiro
durante essa caminhada e, assim, oferecendo-lhe essa companhia, faça
dessa vida um conto de fadas verdadeiro e interiormente animado!"
Irmãos Grimm
ATIVIDADES COMPLEMENTARES
O grupo também oferece outras interações artísticas
como atividades complementares.
Cirandando: recreação
com brincadeiras do folclore e cantigas, envolvendo gincana opcional com
caça ao tesouro.
Ateliê de costura: Pequenas
roupas em feltro (jardineira, casaquinho ou vestidinho de flores). Bolsa
de feltro.
Ateliê de Patchwork:
Panô de feltro com imagens: pássaro, castelo e outros a combinar.
Boneca princesa confeccionada em feltro. Anjo confeccionado com lã
de carneiro.
IMAGENS
Acione aqui para imagens de
várias apresentações em escolas e lares.
INDICAÇÕES
SOBRE ALGUMAS HISTÓRIAS
A Princesa do Castelo em Chamas
"O jovem concentrou todas as suas forças, pegou
a imensa espada com as duas mãos e golpeou o dragão cortando
de uma vez as suas doze cabeças. Mesmo um dragão que aprisiona
uma princesa num castelo de fogo não pode deter aquele herói
com sua espada." Diante das montanhas íngremes, o herói,
vendo-se em dificuldades, acreditava não poder atingir o castelo
do dragão para salvar a bela princesa. Mas um touro encantado ajudava-o
a ultrapassar as dificuldades.
O Cavalinho Branco
"João, o cavalinho branco, conhece o caminho e
poderá levar você até lá". A trajetória
de João em "O Cavalinho Branco" nos leva à floresta escura
e ao encontro do mago que o desafia. João quer desvendar os enigmas
propostos por ele e assim libertar uma bela princesa.
Máshinka e o Urso
" 'Máshinka não vai se importar se um pedacinho
do bolo eu tirar!' disse o urso." Nesta história, a menina Máshinka
encontra um grande urso que não quer deixá-la voltar para
casa, depois de um longo passeio pela floresta. Ela prepara um bolo e
o urso acaba levando-a de volta para casa, dentro de uma cesta, juntamente
com o bolo, mas sem retirar nenhum pedacinho dele, pois Mashinka estava
sempre vigiando...
O Rei-sapo
"Filha do rei, por que choras assim?", disse o sapo.
"A minha bola de ouro caiu no poço sem fim", respondeu a princesa.
"Sossega e não chora. Posso ajudar. Para fora do poço, a
bola vou lançar! Mas em troca, o que é que me darás?"
Uma princesa que prometeu a um sapo sua amizade acaba por sentir medo
e asco em tal companhia. Depois de muitas desventuras os acontecimentos
a surpreendem e o sapo feio jamais ficará esquecido.
A MONTAGEM DE UM TEATRO
DE BONECOS
Freya Jaffke
Profa. de jardim de infância Waldorf na Alemanha
Trecho de apostila, revisto por S. Marra e V.W. Setzer
Em lugar do já conhecido "palco para teatro de
bonecos" (um móvel com janelas), pode-se montar o palco sobre uma
mesa. O cenário para toda a história (por exemplo, o castelo,
a floresta, o campo) é montado sobre o local escolhido para a apresentação.
Materiais naturais, como galhos grossos de várias formas e tamanhos,
cobertos com panos coloridos (os mais bonitos são os de seda),
assim como cascas de árvores, pinhas, pedras, conchas, etc, são
apropriados para a confecção do cenário.
Os bonecos movimentam-se por esaa paisagem insinuada,
enquanto um adulto conta a história. Também é possível
que este movimente a figura, talvez com a ajuda de uma criança
maior; as crianças que assistem estarão sentadas, em forma
de semicírculo, de frente à "paisagem".
Um palco montado dessa forma possibilita à criança
pequena, até aproximadamente os 7 anos, acompanhar e ver todos
os acontecimentos, como uma totalidade, por exemplo quando ocorre o movimento
de uma marionete, ou quando, com cuidado, se tira o pano que insinuava
uma choupana que, então, se transforma num castelo. A atuação
do adulto deve ser plenamente visível, fazendo parte dos acontecimentos
do palco.
É por meio do adulto, com seriedade, humor e na
sua forma cuidadosa de manejar os bonecos, que é criada a atmosfera
capaz de levar a criança pequena a vivenciar profundamente e participar
da totalidade dos acontecimentos. Num ambiente de jardim de infância,
a força da vivência das crianças pode ser observada,
depois do teatrinho, nas suas brincadeiras livres, quando elas próprias,
por sua inciativa, montam pequenas encenações onde contam
qualquer história, e movimentam bonecos que estão colocados
à sua disposição. Também na vida futura elas
continuarão tendo uma grande sensibilidade em suas vivências,
principalmente em relação a obras de arte.
Após a troca dos dentes, quando a criança
tem um outro relacionamento com o adulto, e sua capacidade de criar representações
mentais desperta cada vez mais, o adulto pode ausentar-se do processo
pictórico, e ocultar-se atrás de um pano ou cenário
do palco. Agora a fantasia da criança torna-se mais viva e livre,
o suficiente para vivenciar o espaço do palco, como um mundo completo
em si.
"Assim, os fios que dão
movimento aos bonecos, a música, a narração - tudo
conspira para que os sentimentos também movam-se com a história
enquanto ela segue seu curso." (S. Marra e S. Crepaldi).
QUEM SOMOS
Simone Marra
Educadora formada pela Faculdade de Filosofia Ciências
e Letras de Moema, São Paulo, e pelo Seminário Pedagógico
Waldorf, anexo à Escola Waldorf Rudolf Steiner de São Paulo.
Atua como contadora de histórias e professora de musicalização
infantil desde 1997.
Selma de Aguiar Crepaldi
Membro do Grupo Musical de Liras Acalanto há seis
anos. Atua em teatro infantil desde 1992. Autora e ilustradora do livro
"Contos e Costuras", ed. Independente.
Simone e Selma trabalham juntas nessa atividade de teatro
de bonecos para crianças desde 1998.
CONTATO
Selma de Aguiar Crepaldi (11) 3213-8240 - selmacrepaldi@hotmail.com
Simone Marra (11) 5631-4322, 9968-8482 - contato@simonemarra.com.br;
www.simonemarra.com.br
REFERÊNCIAS
- Jardim Waldorf Colibri de São Paulo, (11) 5686-4966, 5524-5428
- jdcolibri@ig.com.br
- Rosane Pamplona (contadora de histórias), São Paulo,
SP (11) 8405-7512

|