Uma iniciativa Waldorf no sul da Bahia
Associação Pedagógica Dendê da Serra
Serra Grande – Município de Uruçuca, Bahia
Área de Proteção Ambiental Itacaré-Serra Grande - Município de Uruçuca - Bahia
Rodovia Ilhéus-Itacaré (BA- 001), km 39
Correspondência: Caixa Postal 259, 45653-970 Ilhéus, BA
escola@dendeserra.org.br - www.dendeserra.org.br
CNPJ 04.303.813/0001-01
Histórico
O Projeto Dendê da Serra surgiu no final do ano 2000, tendo como alvo uma pequena escola rural multiseriada, mantida pela prefeitura. Um grupo de educadoras ligadas à Pedagogia Waldorf apresentou um projeto alternativo para essa escola, que foi bem aceito e recebeu o apoio de uma ONG beneficente, a Human Network do Brasil. Foi fundada a Associação Pedagógica Dendê da Serra, mantenedora da iniciativa, em parceria com a Prefeitura Municipal de Uruçuca. Em 2002, a Associação Beneficente Tobias também passou a apoiar o projeto.
O trabalho começou em 2001, ainda em condições muito precárias, inicialmente na mesma fazenda onde havia funcionado a antiga escola rural. Em março de 2003 a escola finalmente mudou-se para o seu próprio espaço, um prédio de 5 salas construído com o apoio da Software AG Stiftung (Fundação Software AG), num terreno de 2 ha doado à associação, em meio a uma área verde, com mata e rio.
Em 2003, a escola atendeu mais de 90 crianças, distribuídas em 5 turmas (jardim de infância e 1a à 4a série). A maioria vem de famílias de pequenos agricultores e trabalhadores rurais, mas a escola já é procurada também por crianças de Serra Grande e de Itacaré. A maior parte das famílias é de baixa renda e depende do que a escola fornece.
Em 2004, a escola avançou para a 5 a série, iniciando o funcionamento do ginásio. Graças a outra doação da Software AG Stiftung, pudemos construir o nosso novo jardim-de-infância, inaugurado em julho de 2004, com capacidade para duas turmas de jardim. Desde então, o ele já conta com duas turmas de crianças, e a escola já conta hoje com um total de 120 alunos.
A Escola Dendê da Serra
Nosso trabalho apóia-se nos princípios da Pedagogia Waldorf, fundamentada por Rudolf Steiner e hoje praticada em cerca de 1.000 escolas em mais de 50 países. A partir de uma visão mais abrangente do ser humano, procuramos criar as condições necessárias para que os alunos desenvolvam não só as suas capacidades intelectuais, mas também habilidades manuais, artesanais e artísticas, valorizando-se o conhecimento e as tradições locais, a convivência construtiva com a natureza, o amor ao próximo e à criação divina. Por estarmos em meio à zona rural de uma APA (Área de Proteção Ambiental), a questão ambiental é muito presente no currículo e nas atividades praticadas na escola.
As classes do ensino fundamental têm um professor de classe, que leciona todos os conteúdos principais: português, matemática, ciências, geografia e história. Além disso, as crianças recebem aulas de inglês ou alemão, trabalhos manuais (costura, tricô, crochê, cestaria, etc.), trabalho com argila, madeira e bambu, música (canto, flauta doce, instrumentos rítmicos), pintura em aquarela e desenho com giz de cera, capoeira e atividades de campo (horta, plantio de mudas, trilhas, passeios).
O jardim-de-infância, para crianças de 4 a 6 anos, tem o objetivo de propiciar às crianças um ambiente saudável, em que elas possam brincar de maneira criativa, pintar, costurar, ajudar a preparar o lanche, regar a horta, brincar de roda, cantar, recitar versos e ouvir histórias.
Os pais têm uma participação ativa, vindo para festas e reuniões, participando de mutirões para plantar mudas ou preparar canteiros, de grupos de costura para confeccionar bonecas Waldorf ou acessórios para a escola. Por outro lado, os professores também visitam com freqüência as famílias, cultivando um contato próximo.
Situação econômica
A Escola Rural Dendê da Serra é mantida por convênio da Associação Pedagógica Dendê da Serra com a Prefeitura Municipal de Uruçuca, que assume uma parte dos custos de pessoal, merenda e transporte. A maior parte dos custos, porém, precisa ser coberta com recursos arrecadados pela associação, que provêm de fundações que nos apóiam e de diversos doadores particulares.
A construção dos prédios vem sendo financiada pela Software AG Stiftung (estamos construindo atualmente um conjunto de duas salas de jardim-de-infância), o que nos proporciona uma maior tranqüilidade com relação a esse ponto. Nossa maior dificuldade são as despesas mensais (custos com pessoal, material pedagógico, merenda, manutenção, etc.), tendo em vista também a necessidade de ampliação da escola.