Rudolf Steiner
[Do capítulo Introdução
do livro Os Pontos Centrais da Questão Social (Die Kernpunkte der sozialen
Frage, GA 23).
Extraído do Guia
Chão e Gente, junho de 2000, pp. 5 e 12; revisão, a partir do original, de
V.W.Setzer]
Educação e ensino, dos quais brotam toda a vida cultural, precisam
ser administrados por quem educa e ensina. Não pode haver interferência daquilo
que atua no Estado ou na economia. Todo professor deve dedicar à atividade educacional
apenas parte de seu tempo, para que lhe seja possível também ser um administrador
no seu campo de atividade. Dessa forma, ele cuida da administração assim como
cuida do ensino e da aula. Ninguém pode estipular normas adequadas na educação
e no ensino, se não estiver ao mesmo tempo atuando neles. Nenhum parlamento ou
congresso, nenhuma personalidade ou autoridade, mesmo que algum dia tenha dado
aulas, deve interferir nesse processo. As experiências diretas na atividade de
ensino devem fluir para dentro da atividade administrativa. É natural que
numa tal organização é que a objetividade e o profissionalismo podem
atuar ao máximo.
...
Educadores que não podem estabelecer suas próprias
diretrizes, desde os seus menores aspectos até os maiores, tornam-se alienados
da vida, não se tornam pessoas práticas. Eles podem até receber diretrizes de
pessoas aparentemente práticas; no entanto, não educarão pessoas práticas
para a vida. As condições anti-sociais têm sua origem no fato de
que na vida social não são colocadas pessoas que têm sensibilidade
social desenvolvida a partir de sua educação. Pessoas com sensibilidade
social só podem ser formadas a partir de uma forma de educação
que é dirigida e administrada por pessoas que tenham sensibilidade social.
A questão social nunca poderá ser abordada e trabalhada se não se tratar,
como suas partes essenciais, as questões educacionais e espirituais.
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