Todo ano, na época da Assembleia Geral da Sociedade Antroposófica Geral, em Dornach, a Diretoria do Goetheanum propõe um “Tema do Ano” para ser trabalhado pelos Ramos ou Sociedades Territoriais ao longo do período de tempo compreendido entre uma Páscoa e a seguinte. A intenção é que pessoas no mundo inteiro possam dedicar-se a um mesmo conteúdo, e sempre há uma bibliografia que permite um aprofundamento no tema. Se não podemos estar fisicamente juntos, existe a possibilidade de criar um senso de comunidade espiritual, à medida que nos ocupamos deste estudo comum.
O tema proposto para este ano chama-se “Luz e calor para a alma humana. Como a Pedra Fundamental pode promover a pacificidade – 100 anos após o início do impulso da Trimembração Social”.
Desde o ciclo 2016/2017 a atual direção geral da Sociedade Antroposófica no Brasil decidiu trabalhar o tema proposto num ritmo mensal, em São Paulo, na sede da Sociedade Antroposófica.
Para o tema do ano deste ciclo (2017/2018), nos nossos encontros mensais, estamos fazendo um trabalho em nossos encontros mensais que consiste de cinco passos:
1. A chegada, através de uma concentração inicial
2. Leitura da Pedra Fundamental
3. Breve retrospectiva dos encontros anteriores e do propósito do trabalho
4. Exposição conceitual sobre a palestra escolhida a ser trabalhada no dia
5. Exercícios práticos que iluminem ou ilustrem o conteúdo conceitual trabalhado
Temos contado com a contribuição dos membros e amigos de nossa comunidade na preparação do conteúdo conceitual a ser apresentado no encontro. O tema é, portanto, vivificado em cada indivíduo que mergulha mais profundamente nos textos propostos e oferece seu entendimento como alimento ao grupo. Sentimos que esta prática tem enriquecido e fortalecido cada vez mais o nosso grupo e por sua vez a nossa comunidade local e global.
Convidamos todos a participar destes encontros e encorajamos outros grupos a encontrarem a sua forma de vincular-se ao tema do ano!
Derblai Sebben e Patricia Busatto.
Em nome da Direção Geral da Sociedade Antroposófica no Brasil.
Para visualizar o texto descritivo do tema do ano para este ciclo, clique aqui.
Para visualizar a versão em alemão, clique aqui.
Traduzimos também uma das palestras que compõe a bibliografia sugerida e que ainda não estava disponível em português. Para visualizá-la, clique aqui.
Compartilhamos o texto sobre o tema do ano escrito por Christiane Haid e Bodo Von Plato no link abaixo, gentilmente traduzido por Karin Glass. Para visualizá-lo, clique aqui.