Teatro de Bonecos

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TEATRO WALDORF DE BONECOS PARA CRIANÇAS   

GRUPO FADA MADRINHA

 

"Os contos infantis, com suas luzes puras e suaves, fazem nascer e crescer os primeiros pensamentos, os primeiros impulsos do coração. São também contos do lar, porque neles pode-se apreciar a poesia simples e enriquecer-se com sua verdade. E também porque eles duram no lar como herança que se transmite."

Jakob e Wilhelm Grimm - 1812

O grupo Fada Madrinha apresenta histórias de tradição oral por meio de contadoras de histórias, cenários artísticos com marionetes e música ao vivo, em festas de aniversários e outros eventos infantis. A história, a ser contada por meio de teatro de bonecos, pode ser escolhida pelos pais da criança, tendo em vista a preferência do aniversariante e levando em conta recomendações das artistas e das educadoras das crianças. Os bonecos e cenários são confeccionados pelas apresentadoras. A narração e a ambientação musical são feitas ao vivo, contando com a sonoridade da flauta doce, da Kântele (lira simples, no caso com afinação pentatônica, apropriada para crianças), do metalofone, do violino e de outros instrumentos.

REPERTÓRIO
(Pode ser ampliado a pedidos)

Marionetes

"Contos e mitos são como um anjo bom que a pátria de um homem lhe dá desde o nascimento, para acompanhá-lo pela vida, para que lhe seja um fiel companheiro durante essa caminhada e, assim, oferecendo-lhe essa companhia, faça dessa vida um conto de fadas verdadeiro e interiormente animado!"

Irmãos Grimm

ATIVIDADES COMPLEMENTARES

O grupo também oferece outras interações artísticas como atividades complementares.

Cirandando: recreação com brincadeiras do folclore e cantigas, envolvendo gincana opcional com caça ao tesouro.

Ateliê de costura: Pequenas roupas em feltro (jardineira, casaquinho ou vestidinho de flores). Bolsa de feltro.

Ateliê de Patchwork: Panô de feltro com imagens: pássaro, castelo e outros a combinar. Boneca princesa confeccionada em feltro. Anjo confeccionado com lã de carneiro.

IMAGENS

Acione aqui para imagens de várias apresentações em escolas e lares.

INDICAÇÕES SOBRE ALGUMAS HISTÓRIAS

A Princesa do Castelo em Chamas

"O jovem concentrou todas as suas forças, pegou a imensa espada com as duas mãos e golpeou o dragão cortando de uma vez as suas doze cabeças. Mesmo um dragão que aprisiona uma princesa num castelo de fogo não pode deter aquele herói com sua espada." Diante das montanhas íngremes, o herói, vendo-se em dificuldades, acreditava não poder atingir o castelo do dragão para salvar a bela princesa. Mas um touro encantado ajudava-o a ultrapassar as dificuldades.

O Cavalinho Branco

"João, o cavalinho branco, conhece o caminho e poderá levar você até lá". A trajetória de João em "O Cavalinho Branco" nos leva à floresta escura e ao encontro do mago que o desafia. João quer desvendar os enigmas propostos por ele e assim libertar uma bela princesa.

Máshinka e o Urso

" 'Máshinka não vai se importar se um pedacinho do bolo eu tirar!' disse o urso." Nesta história, a menina Máshinka encontra um grande urso que não quer deixá-la voltar para casa, depois de um longo passeio pela floresta. Ela prepara um bolo e o urso acaba levando-a de volta para casa, dentro de uma cesta, juntamente com o bolo, mas sem retirar nenhum pedacinho dele, pois Mashinka estava sempre vigiando...

O Rei-sapo

"Filha do rei, por que choras assim?", disse o sapo. "A minha bola de ouro caiu no poço sem fim", respondeu a princesa. "Sossega e não chora. Posso ajudar. Para fora do poço, a bola vou lançar! Mas em troca, o que é que me darás?" Uma princesa que prometeu a um sapo sua amizade acaba por sentir medo e asco em tal companhia. Depois de muitas desventuras os acontecimentos a surpreendem e o sapo feio jamais ficará esquecido.

A MONTAGEM DE UM TEATRO DE BONECOS

Freya Jaffke
Profa. de jardim de infância Waldorf na Alemanha
Trecho de apostila, revisto por S. Marra e V.W. Setzer

Em lugar do já conhecido "palco para teatro de bonecos" (um móvel com janelas), pode-se montar o palco sobre uma mesa. O cenário para toda a história (por exemplo, o castelo, a floresta, o campo) é montado sobre o local escolhido para a apresentação. Materiais naturais, como galhos grossos de várias formas e tamanhos, cobertos com panos coloridos (os mais bonitos são os de seda), assim como cascas de árvores, pinhas, pedras, conchas, etc, são apropriados para a confecção do cenário.

Os bonecos movimentam-se por esaa paisagem insinuada, enquanto um adulto conta a história. Também é possível que este movimente a figura, talvez com a ajuda de uma criança maior; as crianças que assistem estarão sentadas, em forma de semicírculo, de frente à "paisagem".

Um palco montado dessa forma possibilita à criança pequena, até aproximadamente os 7 anos, acompanhar e ver todos os acontecimentos, como uma totalidade, por exemplo quando ocorre o movimento de uma marionete, ou quando, com cuidado, se tira o pano que insinuava uma choupana que, então, se transforma num castelo. A atuação do adulto deve ser plenamente visível, fazendo parte dos acontecimentos do palco.

É por meio do adulto, com seriedade, humor e na sua forma cuidadosa de manejar os bonecos, que é criada a atmosfera capaz de levar a criança pequena a vivenciar profundamente e participar da totalidade dos acontecimentos. Num ambiente de jardim de infância, a força da vivência das crianças pode ser observada, depois do teatrinho, nas suas brincadeiras livres, quando elas próprias, por sua inciativa, montam pequenas encenações onde contam qualquer história, e movimentam bonecos que estão colocados à sua disposição. Também na vida futura elas continuarão tendo uma grande sensibilidade em suas vivências, principalmente em relação a obras de arte.

Após a troca dos dentes, quando a criança tem um outro relacionamento com o adulto, e sua capacidade de criar representações mentais desperta cada vez mais, o adulto pode ausentar-se do processo pictórico, e ocultar-se atrás de um pano ou cenário do palco. Agora a fantasia da criança torna-se mais viva e livre, o suficiente para vivenciar o espaço do palco, como um mundo completo em si.

"Assim, os fios que dão movimento aos bonecos, a música, a narração - tudo conspira para que os sentimentos também movam-se com a história enquanto ela segue seu curso." (S. Marra e S. Crepaldi).

QUEM SOMOS

Simone Marra

Educadora formada pela Faculdade de Filosofia Ciências e Letras de Moema, São Paulo, e pelo Seminário Pedagógico Waldorf, anexo à Escola Waldorf Rudolf Steiner de São Paulo. Atua como contadora de histórias e professora de musicalização infantil desde 1997.

Selma de Aguiar Crepaldi

Membro do Grupo Musical de Liras Acalanto há seis anos. Atua em teatro infantil desde 1992. Autora e ilustradora do livro "Contos e Costuras", ed. Independente.

Simone e Selma trabalham juntas nessa atividade de teatro de bonecos para crianças desde 1998.

CONTATO

Selma de Aguiar Crepaldi (11) 3213-8240 - O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.

Simone Marra (11) 5631-4322, 9968-8482 - O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo. www.simonemarra.com.br

REFERÊNCIAS