Odontologia Antroposófica

Imprimir

Introdução

A odontologia antroposófica foi denominada, para fins de oficialização, de Odontologia Integral Antroposófica (OIA), por utilizar abordagem interdisciplinar, interpretação analítica, e visão sistêmica embasada nos conceitos antroposóficos e no método fenomenológico de Goethe.

A abordagem da dentição relacionada à imagem do homem integral é trabalhada de modo interdisciplinar, não se limitando a eliminar os sintomas locais. Ela possibilita tratar as patologias bucais desde suas origens e inter-relações físico-anímico-espirituais.

A proposta baseia-se na salutogênese, cujos tratamentos incluem as terapias externas, euritmia, terapia artística, e outros, com ênfase em orientações e medicamentos naturais, ampliando os cuidados para com a saúde bucal.

É uma conduta terapêutica clínico-odontológica, com um método próprio para aplicabilidade desde os primeiros meses ou anos de vida, sobre a imunidade geral, prevenindo tanto contra as patologias inflamatórias e degenerativas, desde o caso mais comum das cáries, até contra as disfunções do aparelho mastigatório, questões de âmbito orgânico e psico-afetivo. Assim, promove um tratamento que cuida da parte em consonância com o todo, tratando a boca, observando os fenômenos que estão acontecendo em outras partes do corpo, ou mesmo em outros níveis psíquicos.

Entidade representativa, histórico e certificação

A Instituição de Odontologia Integral Antroposófica (IDEIA), sediada na Av. Demétria 707, Demétria, Botucatu, São Paulo, Brasil, é responsável pelo ensino, pesquisa e divulgação desta prática odontológica.

A OIA nasceu de um processo de emancipação, originado na década de 90 para suprir as exigências dos cirurgiões dentistas que cursavam a formação médica antroposófica básica da Associação Brasileira de Medicina Antroposófica (ABMA), e que pleiteavam um curso de formação específico estruturado e reconhecido. O programa do curso foi elaborado com vistas a cumprir tais quesitos, e feito o encaminhamento de estudos e exiências legais. Isso ocorreu de 1994 a 2001, culminando na resolução desse processo. A partir de então existem diretrizes próprias vigentes para a citada formação.

Por meio dessa instituição foi ministrada em 2001 a 2002 a 1ª formação odontológica antroposófica específica, simultaneamente para a Argentina e para o Brasil, cumprindo ainda a função social de congregar os cirurgiões-dentistas da América Latina.

No Brasil a IDEIA é a instituição oficialmente reconhecida e habilitada pela Medizinische Sektion am Goetheanum (Seção Médica no Goetheanum), Suíça, para capacitação e certificação dos profissionais que completam a formação na área, dentro dos critérios e parâmetros da grade curricular avalizada para tal. Isso assegura a continuidade e a qualidade das formações odontológicas antroposóficas do Brasil, em consonância com o exterior. Ver www.odontologiaantroposofica.com.br/quem_somos.html

Atividades e eventos

As atividades de pesquisa, docência e assistência são desenvolvidas simultaneamente, durante a formação, onde os profissionais recebem conteúdos teóricos e praticam nas Campanhas de Saúde Bucal, que são realizadas regularmente. O protocolo de atendimento é baseado na ficha anamnética interdisciplinar, utilizada em pesquisas unificadas pelos profissionais latinoamericanos vinculados à formação e também na apresentação de trabalhos, palestras, conferências, workshops em simpósios e congressos, consultorias e no curso de formação ministrado pela IDEIA, que completou sete turmas até 2012. Outras atividades desenvolvidas pela odontologia antroposófica por meio da IDEIA:

Processo de regulamentação junto aos órgãos oficiais de classe

No Brasil, a expansão do movimento odontológico antroposófico e a busca pela oficialização ocorre desde 2002. Foram buscados junto à Sessão Médica do Goetheanum os aconselhamentos necessários para a regulamentação internacional e simultaneamente iniciou-se no Brasil o processo de solicitação para regulamentação dessa área integrativa-complementar, junto aos Conselhos Regionais de Odontologia (CROs).

Foi feito um movimento pioneiro em prol do reconhecimento nacional perante ao Conselho Federal de Odontologia (CFO), com participação em todos os fóruns regionais promovidos. Este movimento continua ativo por meio de dentistas antroposóficos integralmente formados no curso de OIA, que são membros representantes da OIA participando nas Comissões de Terapêuticas Integrativo-Complementares (CTICs) nos CROs em diversos estados do Brasil.

Formação

O curso de formação é destinado aos profissionais que queiram complementar sua área de atuação por meio de uma releitura do trabalho odontológico e do significado dos dentes relacionado ao homem integral, sob enfoque científico-espiritual. Ele busca primordialmente estudar o conceito acadêmico físico-químico da dentição humana, sob enfoque antroposófico, desde as forças arquetípicas direcionadoras até os processos formativos que atuam em todo organismo. Tal visão aprofunda a compreensão do ser humano a partir de sua dentição, cujos fundamentos dão bases para essa terapêutica, anamnese ampliada, diagnósticos específicos e recursos abrangentes.

A formação acontece em módulos mensais, em finais de semana com duração de 14 meses e um módulo especial. Veja mais detalhes.

Áreas de atuação e abrangência

Os cirurgiões dentistas que atuam dentro desa linha, com fundamentação e metodologia própria, capacitam-se para trabalhar em consultório particular, instituições sociais, órgãos públicos, em equipes multidisciplinares, hospitais, e outros, interagindo com profissionais de áreas afins, ou em especialidades, como endodontia, periodontia, odontopediatria, dentística, cirurgia, implantodontia, ortopedia funcional dos maxilares, ortodontia, pacientes com necessidades especiais, patologia bucal, saúde coletiva, odontologia legal, disfunção temporomandibular e dor orofacial, estomatologia, prótese dentária, buco-maxilo-facial e odontogeriatria onde atuam eliminando dores, disfunções, para-funções, doenças, tendências patológicas e patologias já instaladas, trabalhando efetivamente pela odontologia com o mínimo de efeitos adversos.

Publicações

Contato