Dissertação de Mestrado
Área: educação
Universidade de Sorocaba (UNISO), 2004
Palavras-Chave: Antroposofia; estressor; inteligibilidade; manuseabilidade; Pedagogia Waldorf; Salutogênese; senso de coerência; resiliência; saúde; educação; quadrimembração; trimembração; ciência espiritual; saúde integral; significância; setênios; biografia humana; temperamentos; ritmos; euritmia.
O objetivo deste trabalho é apresentar dois conceitos que são, de certa forma, inusitados. Trata-se do método pedagógico criado por Rudolf Steiner, a PEDAGOGIA WALDORF, e o novo paradigma relativo à saúde, inaugurado por Aaron Antonovsky, a SALUTOGÊNESE. Outro aspecto é analisar esses conceitos, com o intuito de propor uma complementaridade entre ambos, onde um pode, potencialmente, ser o sustentáculo e impulsionador do outro.
A Salutogênese sugere que, através do aprendizado das experiências de vida, pavimenta-se o desenvolvimento do senso de coerência, principal orientador e guia anti-stress da vida moderna contemporânea. Propõe que a promoção e manutenção da saúde de maneira abrangente, dependem de como foi formada a visão de mundo, do sentido que tem a vida e do engajamento e envolvimento que se fez com esta.
É de conhecimento geral que se aprende dentro e fora da escola, porém, o ensino institucionalizado responde por uma grande fatia dessa função, tornando-se um aliado, se contiver as metas para uma formação com essa visão integral. Steiner desenvolveu um método pedagógico pioneiro, cuja primeira escola foi fundada em 1919 em Stuttgart, Alemanha. O que o torna inusitado, é o seu caráter livre, independente, no sentido de não estar atrelado a nenhuma imposição político-social; ser auto-gerenciável, admitir qualquer credo e qualquer raça; produzir um curriculo adaptável às exigências educacionais locais; mas trabalhar à sua maneira, na condução dos ritmos, das matérias, sempre respeitando o desenvolvimento dos constituintes do homem atual (físico, vital, anímico e espiritual) com base na filosofia sistematizada por Rudolf Steiner, fortemente influenciada pelo seu trabalho na compilação das obras de Goethe, a Antroposofia uma ciência espiritual. Os resultados, como a diminuição de processos alérgicos em alunos Waldorf e a grande disseminação das Escolas Waldorf (mais de 800 espalhadas por todos os continentes) dão a dimensão da adequação do método. Reza a Salutogênese que o indivíduo sadio é aquele que conseguiu formar, durante sua vida, um forte senso de coerência e este não depende apenas da cognição, da razão intelectual; carece de aprendizado e harmonia nos âmbitos emocional e volitivo, passíveis de trabalho institucional, por uma pedagogia que se interesse de maneira equalitária por todos esses níveis. Para se alcançar o bem-estar, a saúde em todos os seus âmbitos, propomos um caminho pedagógico que se ocupa, concretamente, da formação integral do ser humano; vemos essa premissa inteiramente contemplada na pedagogia Waldorf, assim como em outros estudiosos da Alemanha e da Suíça.
Esperamos com nossa pesquisa, aquecer a discussão para o fortalecimento do binômio saúde-educação, enfocando a formação de seres humanos solidários, engajados, criativos, coerentes e saudáveis, com autonomia para gerenciar, em liberdade, suas vidas e suas comunidades. Com educação e auto-educação, nessa direção, sugerimos que se desenvolvam a coerência e a consciência, e paralelamente, a sensação de re-conexão, re-ligação, potenciais portadoras de um sentimento de pertença, de integração e proteção, especialmente salutares. Por fim, o leitor desse trabalho precisará, em princípio, despir-se de preconceitos e/ou rigidez cientificista, abrindo-se para outros conceitos e outras formas de pensamento para melhor compreendê-lo.
Acione aqui para desviar para a página de teses e dissertações inspiradas na Antroposofia
Acione aqui para desviar para a home page da Sociedade Antroposófica no Brasil