Introdução
-objetivo
Cap. 1 – Fundamentação Antroposófica:
1.3.1 A visão quadrimembrada do homem
1.3.2 A visão trimembrada do homem
1.3.3 A visão setenária do homem
1.3.4. A visão duodecimal do homem
1.4. Biografia humana
Cap. 2 - O desafio do
método: um estudo de caso
Cap. 3 - Diego em sua
complexidade: os desafios de uma prática clínica
3.1 Da história
clínica às tipologias constitucionais:
quadrimembração e
trimembração
3.2. Diego e seu
desenvolvimento- trama diagnóstica: a aprendizagem em seu
contexto
3.3.A dislexia e os
distúrbios de aprendizagem: considerações
3.4. Diego em seus
fenômenos da comunicação: uma
aproximação
3.5. Do diagnóstico
à terapêutica: caminhos e transformações.
Cap. 4- A Medicina
Antroposófica e as Ciências da Saúde:
desdobramentos e perspectivas para a clínica foniátrica
Referências
bibliográficas
Anexos
A medicina antroposófica apresenta como bases epistemológicas a Antroposofia, que é um movimento científico-filosófico iniciado nas primeiras décadas do século XX, na Suíça e Alemanha, pelo filósofo, epistemólogo e educador austríaco Rudolf Steiner (1861-1925). Sua abordagem clínica converge para os dilemas apresentados pelas ciências da saúde na atualidade, e portanto, para a clínica foniátrica, em especial diante de uma demanda pela humanização do atendimento e pela ampliação da compreensão do homem na prática clínica.
O trabalho teve por objetivos investigar o método clínico na medicina antroposófica, identificar contribuições de sua abordagem para uma compreensão dos fenômenos da audição e linguagem na clínica foniátrica e identificar possíveis desdobramentos na construção de caminhos terapêuticos nos distúrbios da linguagem.
O desenho da investigação é o de um estudo de caso, em que o método clínico na medicina antroposófica foi utilizado, tendo demandas relativas aos distúrbios de audição e linguagem.
Surgiu uma possibilidade de compreensão dos passos diagnósticos inerentes a essa metodologia, suas diferentes perspectivas qualitativas integradas, em diálogo com os dados quantitativos, e as estratégias terapêuticas em diversos âmbitos na condução dos processos em questão. Buscou-se abarcar o homem em sua complexidade, em uma perspectiva física, anímica e espiritual, em sua realidade sensível e supra-sensível, portanto em uma abordagem quali-quantitativa, sendo observadas considerações em relação ao processamento auditivo, aos distúrbios de leitura-escrita e de aprendizagem, encontrados na história clínica.
Os desdobramentos do método clínico foram observados na clínica foniátrica, aprofundando as possibilidades diagnósticas com a ampliação das estratégias terapêuticas, centrada a partir de um binômio foniatria-fonoaudiologia. Observam-se contribuições para as ciências da saúde na atualidade, diante de seus dilemas e perspectivas, incluindo as reflexões epistemológicas, a humanização do atendimento, as pesquisas e o aprofundamento no uso de terapêuticas naturais, incluindo-se as medicamentosas e uma ênfase salutogênica em sua prática clínica.