Os quatro temperamentos na Antroposofia de Rudolf Steiner
Sandra Regina Kuka Mutarelli
Dissertação de Mestrado. Programa de História da Ciência da Pontifícia Universidade Católica, São Paulo, junho de 2006.


RESUMO

Rudolf Steiner (1861-1925) foi filósofo, escritor, conferencista e educador. Atualmente seu nome está associado à Pedagogia Waldorf, ao movimento Camphill de educação curativa, à sua Arquitetura Orgânica, a vários estudos sobre religião, à Agricultura Biodinâmica, à Medicina Antroposófica e a uma renovação da organização social e institucional (parcialmente conhecida como Pedagogia Social).

O objetivo principal dessa pesquisa é estudar as idéias de Steiner acerca dos quatro temperamentos, dentro de seu contexto histórico, procurando verificar até que ponto existem semelhanças e diferenças entre as concepções de Steiner e o conceito dos quatro temperamentos que faz parte da antiga tradição hipocrático-galênica.

Esta dissertação contém uma introdução e cinco capítulos. O capítulo 1 discute alguns aspectos da teoria humoral, da teoria dos temperamentos e seus desdobramentos. O capítulo 2 dá uma idéia geral do contexto de Steiner e trata de sua formação, carreira, interesses profissionais, bem como sobre algumas possíveis influências sobre seu pensamento. O capítulo 3 apresenta a concepção dos temperamentos em Steiner que aparece na obra Das Geheimnis der menschlichen Temperamente e suas relações com outros estudos do autor. Discute também a aplicação da concepção dos quatro temperamentos à educação. O capítulo 4 compara as idéias de Rudolf Steiner acerca dos quatro temperamentos com a concepção dos quatro temperamentos na tradição hipocrático-galênica. O capítulo 5 apresenta algumas considerações finais sobre o assunto.

Este estudo levou à conclusão de que, embora existam algumas semelhanças entre as duas concepções em relação a alguns pontos, existem também grandes diferenças. Por exemplo, em ambas concepções a terminologia empregada para se referir aos tipos de temperamentos é a mesma. Porém, enquanto na tradição hipocrático-galênica os temperamentos eram determinados pela predominância de um dos quatro humores (sangue, bílis negra, bílis amarela e fleuma), na concepção de Steiner eles eram determinados pela predominância de um dos quatro membros constitutivos do homem (corpo físico, corpo etérico, corpo astral e o eu). Além disso, verifica-se que a concepção dos quatro temperamentos de Steiner constitui uma ponte de integração entre saberes pedagógicos e os saberes sobre a constituição humana.

SUMÁRIO

Introdução.......................................................1

Capítulo 1 – A tradição hipocrático-galênica.....................5

1.1 A teoria humoral.............................................5

1.2 A teoria dos temperamentos..................................12

1.3 Alguns desdobramentos.......................................17

Capítulo 2 – Steiner e seu contexto.............................21

2.1 Formação e possíveis influências............................21

2.2 Carreira e interesses profissionais.........................28

2.3 O movimento Antroposófico...................................47

2.4 Algumas considerações.......................................58

Capítulo 3 – A teoria dos temperamentos em Steiner..............60

3.1 A concepção dos temperamentos em Steiner....................60

3.1.1 A concepção do colérico em Steiner........................68

3.1.2 A concepção do sangüíneo em Steiner.......................70

3.1.3 A concepção do fleumático em Steiner......................73

3.1.4 A concepção do melancólico em Steiner.....................75

3.1.5 A concepção dos temperamentos nas obras de Steiner........77

3.2 A aplicação da concepção dos temperamentos à educação.......93

Capítulo 4 – A concepção dos quatro temperamentos em Steiner

   e a concepção dos quatro temperamentos na tradição

   hipocrático-galênica: uma comparação........................113

4.1 As contribuições da História da Medicina...................115

4.2 A concepção de saúde e de doença em Steiner................120

4.3 As relações entre saúde e doença e a concepção dos

   temperamentos em Steiner....................................130

4.4 A concepção dos quatro temperamentos em Steiner e a

   concepção dos quatro temperamentos na tradição

   hipocrático-galênica........................................134

Capítulo 5 – Considerações finais..............................139

Bibliografia...................................................147


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