Tese de doutorado
Área: Psicologia Escolar e do Desenvolvimento Humano
Instituto de Psicologia da Universidade de São Paulo. São Paulo,
março de 2004.
Assuntos: Autopercepção, consciência (percepção), desenvolvimento humano, psicologia junguiana, trabalho biográfico antroposófico.
Durante muitos anos trabalhando com contos e biografias de notáveis, em sala de aula ou no consultório, desenvolvi um método biográfico que favorece a ampliação da consciência de si e do entorno. A elaboração dessa proposta deu-se no âmbito dos estudos antroposóficos, base da minha formação profissional. A pesquisa-ação, na forma de uma oficina, foi realizada com um grupo de 8 adultos durante 18 horas. Essa Oficina tem sua estrutura e dinâmica construídas a partir pressupostos teóricos estabelecidos por Rudolf Steiner, Friedrich Schiller, Carl Gustav Jung, e seus seguidores. O método investigado mostrou-se útil ao propósito de propiciar "diálogo" entre dimensões conscientes e inconscientes da subjetividade dos participantes, do qual decorre maior conhecimento de si e a possibilidade de expressão do Si-Mesmo através da arte que se revela na elaboração do próprio mito pessoal.
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