Índice geral >> Biografias de antropósofos de destaque no Brasil >> Gudrun Burkhard >> GB e o movimento de aconselhamento biográfico

Gudrun, uma história de dedicação ao movimento de aconselhamento biográfico mundial e brasileiro

Texto elaborado pela Escola Livre de Estudos Biográficos – Formação São Paulo e pela Associação para oTrabalho Biográfico no Brasil

O interesse da dra. Gudrun Burkhard pela biografia humana iniciou-se ao observar que quando o médico não dava atenção aos aspectos biográficos de seus pacientes, após melhoria clínica, o risco de uma recaída persistia. Desta forma, começou a explorar o assunto por conta própria. Com o início dos cursos de Pedagogia Social, com Lex Bos, na Vivenda (ao lado da Clínica Tobias) e no Centro Paulus, Gudrun passou a dar mais atenção aos trabalhos em grupo.

Em 1975, aos 45 anos, casou-se com Daniel Burkhard, que já trabalhava com a vertente empresarial (NPI).

Em 1979 participou de um curso de seis meses no Center of Social Development, na Inglaterra. Antes, um colega seu de NPI, Hellmut ten Siethoff, que havia estado no Brasil, trouxera-lhe elementos da biografia para três anos consecutivos de cursos de uma semana. Foi ele quem sugeriu que Gudrun e Daniel trabalhassem juntos com a Biografia. Desta forma, Gudrun e Daniel sistematizaram a metodologia do trabalho em grupos biográficos, trabalho este introduzido pelo Center of Social Development com a configuração de três dias, sem coordenador.

O primeiro curso biográfico ocorreu na Vivenda (Clinica Tobias), em 1976. Seguiram-se outros cursos biográficos, coordenados pela Gudrun e Daniel, com uma média de 12 a 18 participantes.

Em 1979 Gudrun passou a divulgar seu trabalho em outros estados do Brasil, realizando um curso para estudantes de medicina em Juiz de Fora, e também em Porto Alegre.

Após a criação do Centro Paulus, Em Parelheiros, na periferia de São Paulo, Gudrun passou a dar cursos de caráter informativo e realizar trabalhos com pacientes durante dois anos. Como o Centro Paulus passou a oferecer cursos regulares de formação Antroposofica, houve necessidade de se ampliar o trabalho biográfico. Foi então que Gudrun e Daniel doaram o terreno onde esteve sediada a Artemísia. O primeiro curso biográfico para pacientes na Artemísia ocorreu em setembro de 1983 e deu origem ao Grupo Primavera, que se reuniu por nove anos consecutivos. No outono de 1984, outro grupo com características semelhantes se formou: o Grupo Outono.

Em 1989 Gudrun promoveu um curso para pacientes com câncer na Lukas Klinik, em Arlesheim, Suíça. Foi nesta época, juntamente com a Michaela Gloeckler, que surgiu a idéia de ela se preparar a fim de ministrar cursos para terapeutas e médicos, sendo que o primeiro deles foi realizado em Arlesheim, Suíça, na Lukas Klinik. No início os cursos eram compostos de 8 módulos, posteriormente passaram a ser de 12 módulos. Naquela época, o participante podia escolher qual modulo queria fazer, não era necessário fazer o curso contínuo. Gudrun realizava estes cursos em duas épocas do ano: primavera e outono, por um período de aproximadamente oito semanas em cada estação.

Os cursos foram realizados em diversos lugares, conforme segue:

* Haus Widar – Lukas Klinik – sala do seminário médico – Arlesheim/Suíça
* Fórum Kreuzberg – Berlim
* Krankenhaus Lahenhöle – Lahustein bei Koblenz
* “Der Hof” – Niederursel – Frankfurt
* Rütlihubelbad – Bern – Suíça
* Haus Chistofferus – Renan – Suíça
* Dormsjöskolan – Suécia
* Freie Studienstätte – Unterlengard – Alemanha
* Jardim de Infância São Jorge – Lisboa – Portugal
* Casa Santa Isabel – Serra das Estrelas – Portugal
* Centro Tobias – Madri – Espanha
* Casa San Martin – Segóvia – Espanha
* Center of Social Development – Inglaterra
* Colégio Rudolf Steiner – Santiago – Chile

desta forma que a Artemísia, Centro de Desenvolvimento Humano ganhou reconhecimento internacional.

Em novembro de 1990 Gudrun convocou uma reunião na Seção Médica do Goetheanun para todos os biógrafos do mundo. Esta reunião contou com a especial participação de Bernard Lievegoed. Gudrun participou por três anos consecutivos de Encontros de Biografia no Goetheanum, organizados pela Seção Médica.

Foi em 1992, durante o evento alusivo à morte de Bernard Lievegoed, que Jayme Kahan questionou sobre a possibilidade de se realizar cursos de formação biográfica no Brasil, reforçando a idéia de Gudrun. No dia seguinte ela estava convicta de que deveria iniciá-los.

A primeira turma do Curso de Complementação Profissional em Biografia Humana iniciou seus trabalhos em dezembro de 1993, no Centro Paulus Ainda hoje Gudrun participa destes cursos de formações. Na época o curso era composto de 12 módulos.

O Brasil foi o primeiro país a instituir o modelo de curso contínuo obrigatório, adotado pela Suíça em 1995, terminando assim o modelo de cursos avulsos.

Em 9 de abril de 1994 foi criada a Associação Brasileira para o Trabalho Biográfico com Base na Antroposofia (Verein für Biographieartbeit auf Grundlage der Antroposophie). Gudrun participou por quatro anos dos trabalhos da diretoria desta Associação.

Vale ressaltar que Gudrun trouxe uma extensa contribuição ao movimento biográfico no Brasil e no mundo através da publicação de vários títulos. Citamos abaixo os publicados em português:

- As Forças Zodiacais e sua Atuação na Alma Humana. São Paulo: Ed. Antroposófica, 2ª ed. revista e ampliada, 1999 (1ª ed. 1987)

- Homem eMulher. Antroposófica, 1ª ed., 1999

- A Vida não Termina aos Sessenta: Podemos enfim ser ... Livres na Terceira Idade! Leis biográficas após os 63 anos. Antroposófica, 1ª edição, 2000

- Tomar a Vida nas Próprias Mãos. Antroposófica, 1ª ed., 2000

- Assuma o Comando do seu Destino. São Paulo: Editora Gente, 2001

- Biográficos - estudos da biografia humana. Projeto Amigo da Leitura, 2006

- Bases Antroposóficas da Metodologia Biográfica. Antroposófica, 1ª ed., 2002

- Os Fundamentos Antroposóficos para a Pesquisa do Carma. Antroposófica, 1ª ed., 2009

Em março de 2008 Gudrun iniciou o curso Biografia e Caminho Iniciático, em Florianópolis, cidade em que mora desde 1997. Ainda com muita força de ação no mundo Gudrun pretende escrever novos livros sobre a questão do Carma.

A ela toda nossa gratidão pelos frutos que nos deixou ao longo de sua jornada e desejamos um futuro promissor e cheio de alegrias.

Topo (top)