Temos que erradicar da alma todo medo e terror do que o futuro possa
trazer ao homem. Rudolf Steiner (Bremen 27.11.1910) |
Rudolf
Steiner nasceu em 27 de fevereiro de 1861 em Kraljevec (Áustria).
Apesar de seu interesse humanístico, despertado ainda na infância
por uma sensibilidade para assuntos espirituais, cumpriu em Viena, a conselho
do pai, estudos superiores de ciências exatas. Por seu desempenho acadêmico,
a partir de 1883 tornou-se responsável pela edição dos
escritos científicos de Goethe na coleção Deutsche
Nationalliteratur.
Convidado a trabalhar no Arquivo Goethe-Schiller em Weimar (Alemanha), Steiner tranferiu-se para essa cidade em 1890, onde residiu até 1897. Ali desenvolveu um grande interesse cognitivo e uma consequente atividade literário-filosófica, sendo dessa época sua obra fundamental A filosofia da liberdade (1894).
Após alguns anos em Berlim como redator literário, passou a dedicar-se a uma intensa atividade de conferencista e escritor, no intuito de expor e divulgar os resultados de suas pesquisa científico-espirituais, de início no âmbito da Sociedade Teosófica e mais tarde da Sociedade Antroposófica, por ele fundada.
Em Dornach (Suíça), Steiner construiu em madeira o Goetheanum, sede da Sociedade (e mais tarde também da Escola Superior Livre de Ciência Espiritual), destruído em dezembro de 1922 por um incêndio e posteriormente substituído pelo atual edifício em concreto. Foi em Dornach que ele morreu em 1925, deixando extraordinárias contribuições nos campos das artes, da organização social, da pedagogia (Waldorf), da medicina, da farmacologia, da agricultura, da pedagogia curativa, etc.
Por oferecerem uma alternativa às cosmovisões e soluções meramente materialistas, tiveram elas grande repercussão e inspiraram o surgimento de instituições e atividades antroposóficas em todos os continentes.