O QUE OFERECE
É o único curso de formação de professores Waldorf no Brasil com certificado de conclusão reconhecido oficialmente, a nível de Magistério (Curso Normal), e que oferece dois tipos de habilitação: uma para o Jardim de Infância (Educação Infantil) até a 4a série do Ensino Fundamental em qualquer escola no Brasil, e outra para o Ensino Fundamental, da primeira à oitava série, em qualquer Escola Waldorf no Brasil.
QUANTO DURA E QUAL A FREQÜÊNCIA
A duração do curso é de quatro anos, com aulas noturnas duas vezes por semana (segundas e quartas-feiras, das 19:00 às 22:30h) e um fim de semana por mês (de sexta-feira à noite a domingo ao meio dia). O início de novas turmas se dá a cada dois anos (anos pares), sendo precedido de três encontros preparatórios no semestre anterior. Para maiores informações ligue para (11) 5523-6655, com Neusa.
QUANTO CUSTA
Favor informar-se sobre a contribuição mensal no Centro.
O QUE VISA
Apresentar uma maneira de compreender o ser humano, baseada na Antroposofia de Rudolf Steiner, enfocando-o na sua integralidade de Alma, Espírito e Corpo, a partir da qual se pode derivar uma nova prática pedagógica, na qual a educação se torna uma arte.
COMO TRANSCORRE
O curso está balanceado em aulas expositivas, atividades artísticas, estágios e trabalhos individuais e em grupos. Nele são apresentados temas de fundamentação antropológico-antroposófica, de metodologia e didática, de desenvolvimento da consciência, de desenvolvimento infantil, de desenvolvimento da biografia humana, entre outros, e acompanhados com igual carga horária de atividades artísticas, tais como: música (canto e flauta doce), pintura em aquarela, euritmia (uma arte de movimento), arte da fala, modelagem, trabalhos manuais com fios (tricô, crochê, ponto-cruz, etc.), teatro, confecção de bonecos pedagógicos, e outras atividades realizadas pelos alunos das Escolas Waldorf. Os estágios são realizados em escolas públicas (200h) e em escolas Waldorf (100h).
QUAL O DIFERENCIAL
Cada vez mais se evidencia que a imagem do ser humano proveniente da compreensão das Ciências Naturais (materialistas), e que têm dominado o academismo nestes últimos 200 a 300 anos, apresenta sérias limitações a uma prática pedagógica comprometida com a reais necessidades do ser em formação, pois sucumbe diante de qualquer tentativa de considerar a realidade espiritual inerente à essência do ser humano. Um grande médico escolar holandês, o Dr.Mees, levanta a questão da seguinte maneira: "Na educação estamos desnudando um macaco ou vestindo um anjo?" O nosso curso tem por objetivo encarar a questão pedagógica sob um enfoque ampliado, onde se evidencia a premência de um auto-desenvolvimento que nos possibilite desenvolver um conhecimento do espírito e de suas necessidades pedagógicas e, na medida em que forem feitos progressos nessa direção, se evidenciará cada vez mais nitidamente que a educação, essencialmente, é uma arte.
ALGUNS PENSAMENTOS NORTEADORES
"O professor educa muito mais através do que ele é (ou do que faz de si mesmo) do que através do que ele sabe."
"Ao educar devemos centrar-nos nas necessidades que cada criança apresenta de acordo com sua faixa etária e não naquilo que a sociedade quer que façamos dela."
"Toda educação efetiva é uma preparação para a auto-educação."
CONCLUSÃO
Se estas informações despertarem um desejo que poderia tornar-se um ideal, marque uma entrevista com um dos coordenadores do curso, ligando para o Centro de Formação de Profesores Waldorf, Tel: (11) 5523-6655, com Neusa.
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Formação, acione aqui.
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