É um curso Normal para formar professores de Educação Infantil e professores da 1ª à 4ª série do Ensino Fundamental para qualquer escola do Sistema Nacional de Ensino. Conta com autorização expressa do Conselho Estadual de Educação do Estado de São Paulo, segundo a qual os professores nele formados podem conduzir os alunos do 1° ao 8° ano nas escolas filiadas à Federação das Escolas Waldorf no Brasil. No fim do curso, o formado recebe um certificado e um diploma oficialmente reconhecidos.
Este curso é oferecido pelo Centro de Formação de Professores Waldorf, que está sob a responsabilidade da Associação Pedagógica Rudolf Steiner, mantenedora da Escola Waldorf Rudolf Steiner.
O curso propõe-se a formar professores capazes de realizar a proposta educacional da Pedagogia Waldorf.
A Pedagogia Waldorf, criada em 1919 na Alemanha, está presente no mundo inteiro em aproximadamente 700 escolas. Tem como objetivo a educação do ser humano em sua constituição corpórea, anímica e espiritual, possibilitando-lhe, futuramente, o uso de seu livre arbítrio para uma atuação ética na sociedade. Orienta-se a partir de pontos de vista antropológico, pedagógico, curricular e administrativo fundamentados na Antroposofia, uma ciência espiritual elaborada pelo filósofo austríaco Rudolf Steiner (veja sua biografia cronológica).
É interessante ressaltar que na nova L.D.B. (Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional), encontramos vários aspectos que se aproximam das propostas da Pedagogia Waldorf.
O curso aborda, tanto nas aulas teóricas quanto nas práticas, o desenvolvimento do ser humano e sua integração no mundo. A fundamentação teórica está baseada, principalmente, na cosmovisão antroposófica de Rudolf Steiner.
Na prática, oferecem-se vivências das atividades artísticas e da elaboração criativa das estratégias metodológicas a serem desenvolvidas em sala de aula.
Além das matérias usualmente desenvolvidas nos cursos de formação de professores são abordados, entre outros, os seguintes temas que fundamentam a Pedagogia Waldorf :
Como atividades de Artes Plásticas e Artes Aplicadas oferecem-se:
São cobertas ainda outras abordagens artísticas:
Perfil esperado de um professor Waldorf
Ao término do curso, espera-se contar com professores que tenham desenvolvido certo senso artístico; que sejam capazes de perceber as necessidades dos alunos e responder a elas; que se interessem por problemas tanto da vida cotidiana quanto de ordem universal; que busquem atualizar-se.
Para conseguir tais metas procura-se estimular no participante a aquisição de conhecimentos e habilidades passíveis de serem conquistados, aperfeiçoados e transformados em qualquer época no decorrer da vida.
Assim, durante todo o curso, os alunos serão encorajados e orientados, individualmente, em suas dificuldades para que consigam, através de esforço próprio, chegar à compreensão das bases antropológico-antroposóficas e ao domínio de uma multiplicidade de recursos metodológicos de ensino.
Avaliação
No processo educacional da Pedagogia Waldorf, a avaliação do aprendizado é caracterizada pela predominância dos aspectos qualitativos sobre os quantitativos e são consideradas, especialmente, as aptidões e potencialidades individuais. O participante desse curso é comparado consigo mesmo ao longo do processo ensino-aprendizado. Não se aplicam provas padronizadas. Estimula-se a criatividade do estudante, avaliando-o como indivíduo único e original. Boletins descritivos refletem a avaliação do estudante, abrangendo assiduidade, pontualidade, participação, trabalhos escritos e orais e trabalhos de conclusão do curso.
Início, período, duração e inscrições
R. Job Lane 900, Sto. Amaro
04639-001 São Paulo
Tel. (11) 5523-6655 Ramal 222, Fax 5687-9863
Venha
conhecer-nos! |
Útima alteração: 18/9/07
Vínculos:
Prospecto do Centro de Formação
Página de Pedagogia Waldorf
Diretório de Pedagogia Waldorf na América Latina
Página inicial da Sociedade Antroposófica no Brasil (com índice para todos as seções deste site)