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RECURSOS ESPECIAIS EM PEDAGOGIA WALDORF

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"Nosso verdadeiro papel, como educadores, é o de remover dificuldades.
Cada criança traz das regiões divinas algo de novo para o mundo,
e é nossa tarefa como educadores a remoção dos obstáculos físicos e psíquicos de seu caminho,
de forma a permitir que seu espírito adentre a vida em total liberdade."

Rudolf Steiner

Dificuldades de Aprendizagem – Distúrbios de Atenção e Concentração

A partir da metade do século XX Audrey McAllen, professora inglesa ligada à Pedagogia Waldorf, começou a observar as dificuldades dos seus alunos e a desenvolver um sistema de atuação que ajudasse as crianças a se religarem adequadamente com suas habilidades motoras (esqueleto, músculos, sistema nervoso, cérebro), a fim de superarem suas limitações. Em 1974 escreveu o livro "The Extra Lesson" (A Aula Especial). Este método de atuação para crianças com necessidades especiais já é um clássico entre os profissionais Waldorf dos países de língua inglesa. Compreende exercícios especiais de movimento (psico-motricidade), desenho e pintura.

Desenvolver a habilidade de observar adequadamente as crianças para chegar a uma avaliação de suas dificuldades e necessidades é um passo fundamental para utilizar tais exercícios. Praticá-los é também um dos requisitos para conhecê-los e aplicá-los. É importante que se entendam seus fundamentos na ciência e na Antroposofia, a fim de que eles não se tornem um mero receituário, utilizado de forma não consciente.

Para iniciar a capacitação de profissionais da área de educação e médico-terapêutica no método descrito, um grupo de professores do Colégio Micael, juntamente com Maria Eugênia Obniski (terapeuta formada nessa metodologia), com o apoio da Federação das Escolas Waldorf, trouxe pela primeira vez ao Brasil, em Setembro de 2001, a terapeuta Mary Jo Oresti, mestra em Distúrbios de Aprendizagem, professora na Escola Waldorf de Detroit, presidente e docente da Association for a Healing Education, entidade que forma profissionais na área de recursos especiais, reconhecida internacionalmente. A diplomação pela AHE exige, no mínimo, três anos de dedicação à prática. Até 2008, Mary Jo já esteve 6 vezes no Brasil e já diplomou mais de 60 pessoas em 3 turmas de formação em recursos especiais em Pedagogia Waldorf.

Artigos

Mary Jo Oresti."Avaliação do desenvolvimento infantil - método extra lesson" (com o original "Educational and developmental evaluation - individual assessment cover sheet")

Maria Eugenia Obniski (Diretora da Formação em Recursos Especiais / Extra Lesson, Brasil). "Atendimento de crianças em grupo". Publicado originalmente em Inglês, na edição de Outono de 2008, da Newsletter da “Association for a Healing Education”. Ver o orginal em inglês, "Working with groups of children" (141 KB).

Seminário de formação

IV grupo: 2009/10 – ver programa e detalhes
Pré-requisito: formação básica em Antroposofia e 2 anos de atividade profissional; os participantes recebem o certificado da Association for a Healing Education, com validade internacional
1o. ano básico (2009): 6 módulos; 2o. ano (2010): 5 módulos; estágios supervisionados práticos: 3-10/7/10
Início: 24-28/1/09; inscrição até 12/12/08

Publicações

Acione ver imagem maior McAllen, Audrey. Método Extra Lesson: Recursos Especiais em Pedagogia Waldorf
      – Vol. I: Fundamentos
. Trad. A.C. Corvello; revisão técnica e prefácio: Dra. Sonia
      Setzer. São Paulo: Editora Antroposófica, 2005.
Acione para ver imagem maior McAllen, Audrey. Método Extra Lesson: Recursos Especiais em Pedagogia Waldorf
      – Vol. II: Exercícios
. Trad. A.C. Corvello. São Paulo: Editora Antroposófica, 2006.

Última alteração: 4/9/09

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