Imprimir

banner 2

PROGRAMAÇÃO  CONVIDADOS HISTÓRIA INFORMAÇÕES PRÁTICAS INSCRIÇÕES CONTATO
CRONOGRAMA  PALESTRAS OFICINAS PALESTRANTES E OFICINEIROS

Palestrantes e oficineiros

torin

TORIN FINSER

Torin Finser é PhD em liderança educacional, atua em várias áreas de expertise tais como consultoria organizacional, desenvolvimento de liderança, resolução de conflitos, dinâmicas de grupo, desenvolvimento de professores Waldorf. Ele atuou como professor e diretor em várias escolas Waldorf, já viajou a muitos países como conferencista internacional sobre os mais diversos temas e é autor de vários livros. Atualmente é o Secretário Geral da Sociedade Antroposófica nos Estados Unidos além de presidente do Departamento de Educação na Universidade de Antioch, New England.

arie ARIE VAN AMERINGEN

Arie van Ameringen, estudou na escola Waldorf de Haya na Holanda, estudou biologia e linguística em Montreal. Lecionou por muitos anos Linguística e Literatura para o Ensino Médio, foi professor Waldorf na Escola Rudolf Steiner em Montreal por mais de 20 anos e é atualmente o Secretário Geral da Sociedade Antroposófica no Canadá.

volker VOLKER VON BREMEN

Volker von Bremen (München, Alemanha) Antropólogo, assessor e consultor. Pesquisador dos aspectos da Trimembração Social e do significado da época de Micael em povos indígenas; pesquisas sobre globalização e seus impactos nas comunidades rurais da América Latina. Desde 1979 acompanha povos indígenas e organizações locais, cooperando com a formação de trabalhos em redes e como formador em mediação de conflitos, promovendo relações interculturais em organizações Latino Americanas. Atua como assessor e consultor para organizações de cooperação internacionais e de Direitos Humanos. Ensina em Universidades e varias academias.

fernandomalkun FERNANDO MALKÚN

Nascido na Colômbia, formou-se pela Universidade de Los Andes, Bogotá, especializando-se em produção de televisão, dirigiu diversos comerciais para agências de publicidade. A partir de 1988 realizou documentários para televisão sobre culturas Egípcia, Hindú, Maya e a desaparecida civilização Atlante, com sua visão particular sobre o Universo. De 1996 a 2003 estudou na Universidade do Amor, Bogotá, Colômbia. É escritor e palestrante sobre temas que abrangem a evolução da consciência, bem como as antigas civilizações e suas relações com Deus, Mayas, Egípcios, Hinduas, Sikhs, Tibetanos, Budistas, entre outros.

juancarlos JUAN CARLOS VEGA

Nascido em Huancayo, Peru, em 1934, de pais rosacrucianos, começa sua busca esotérica aos 13 anos. Torna-se discípulo do professor Víctor Oré, teósofo e rosacruciano, recebendo de suas mãos o primeiro livro de Rudolf Steiner, "A Iniciação". Mais tarde ingressa à antiga escola Rosacruz da Alemanha, sendo seu professor um discípulo de Rudolf Steiner. Realiza seus estudos em Medicina na Universidade de Buenos Aires. Aos 20 anos, junto com os pioneiros da Antroposofia na Argentina, inicia seus estudos nessa ciência espiritual, na qual encontra tudo pelo que sua alma ansiava. Torna-se membro do Ramo San Juan de Buenos Aires.

hector HECTOR BARREIRO

Professor de ciências sociais nos ensinos fundamental, médio e superior. Membro do colegiado de professores da Associação Civil Educadora Waldorf "Luz do sol", escola Perito Moreno. Publicações em diversas revistas de educação e história. Trabalhos sobre infância e história apresentados em varios países. Autor de diversos livros.

stephanie STEPHANIE GEORGIEFF

Acupunturista com doutorado em naturopatia. Mestre em espiritualidade e cultura, com ênfase de como a prática da medicina reflete os valores espirituais de uma cultura. Dra. Georgieff tem lecionado na América do Norte, Europa e Rússia, e publicou dois livros. Ela mantém um podcast sobre o divino feminino e escreve para várias publicações e blogs sobre saúde, fatos da atualidade, religião e agricultura

ute UTE CRAEMER

Nascida em 25/02/1938 em Weimar, Alemanha, veio ao Brasil, inicialmente, como Voluntária da Paz numa favela de Londrina (PR). Foi professora do Ensino Fundamental e em Escolas Waldorf. Em 1975 começou seu trabalho social com crianças de favela, envolvendo alunos da Escola Rudolf Steiner, que teve como consequência a construção da Associação Comunitária Monte Azul, tendo colaboradores nas áreas pedagógica, cultural, ecológica, de saúde e de profissionalização. Atualmente dá palestras sobre Pedagogia e questão social em diversos países do mundo. É membro ativo da Sociedade Antroposófica no Brasil e co-fundadora da Escola Oficina-Social, Fórum pela Humanização do Social, Aliança pela Infância no Brasil, Alliance for Childhood no Japão e Nova Zelândia. Conselheira do Comitê Parlamentar pela Cultura de Paz (Compaz) em São Paulo. Tem trabalhos publicados em diversas línguas. Em 1987 recebeu a Ordem de Mérito da República Federal da Alemanha, e em 1997 o Prêmio Fraternidade da Legião da Boa Vontade.

kaka KAKÁ WERÁ

Indio de origem tapuia, escritor e empreendedor social. Professor da Unipaz e fundador do Instituto Arapoty. Seu trabalho fundamenta-se na transmissão da cultura indígena do Brasil e no desenvolvimento de projetos sustentáveis em comunidades tradicionais.

constanza

CONSTANZA KALIKS

Chilena, viveu a maior parte da vida em São Paulo. Formada em Matemática pelo Instituto de Matemática e Estatística da Universidade de São Paulo e em Pedagogia Waldorf no Goetheanum, Dornach, Suiça. Durante 19 anos lecionou no Ensino Médio da Escola Rudolf Steiner e na Formação de Professores Waldorf, em São Paulo. Mestre em Educação pela Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo, doutoranda em Educação na Faculdade de Educação da USP. Desde 2012, dirige a Seção de Jovens do Goetheanum em Dornach, na Suiça.

amauri

AMAURI FALSETI

Fundador da Paidéia Associação Cultural, com Aglaia Pusc, há 35 anos trabalha com jovens em atividades teatrais, participando de festivais nacionais e internacionais de teatro. Trabalhou com jovens em Frankfurt, a convite da Central de Teatro Jovem da Alemanha e realizou workshop com jovens do projeto Auf dem Weg em Herne, Alemanha e Borgonha, França. Há dezoito anos dirige espetáculos com os alunos da Escola Waldorf Rudolf Steiner e da Escola Waldorf de São Paulo e coordena todos os cursos oferecidos para jovens na Paidéia. Recebeu, em 2009, os prêmios APCA e FEMSA de melhor autor para o teatro infantil, e a indicação do Prêmio FEMSA de Teatro Infantil e Jovem de melhor direção e melhor espetáculo infantil de 2009 com o espetáculo Com o Rei na Barriga. Entre outros espetáculos para a Sociedade Antroposófica, dirigiu "Dramas de Mistérios" de Rudolf Steiner (depois remontado com jovens alunos da Cia Paidéia), A Bela e a Liria, de Goethe, e Gilgamesh, de Antunes Filho.

aglaia

AGLAIA PUSCH

Educadora formada em Berlin, dramaterapeuta, atriz, cenógrafa, dá aulas de teatro desde 1979 dedicando-se ao trabalho com crianças e jovens. Curadora e produtora de mostras de teatro e festivais internacionais de teatro para jovens e crianças desde 1994. Diretora do Centro Cultural Monte Azul, tendo trabalhado como atriz, foi também fundadora do Teatro Monte Azul. Em 1998 criou a Paidéia Associação Cultural, junto com Amauri Falseti, atuando na curadoria da programação e direção da Cia. Participou da direção do projeto Teatro Vocacional da Secretaria Municipal de Cultura de São Paulo e do Projeto Mutação, na FEBEM de Porto Alegre, tendo participado também da montagem de espetáculos, workshops e como convidada em festivais de teatro em vários países como Argentina, Alemanha, Chile, Equador, França, Itália, Japão, Paraguai, Suíça e Turquia.

beatriz

BEATRIZ CAMORLINGA

Professora de classe e ensino religioso. Também atuou em outras áreas na escola Waldorf Anabá em Florianópolis. Tutora de escolas no Brasil e em alguns países da América Latina. Representante do Brasil no grupo organizador do Congresso Iberoamericano de Pedagogia Waldorf. Formada em Ciências da Comunicação, magistério, Pedagogia Waldorf, Dramaterapia e cursando pós-graduação em Psicopedagogia. Um grande amor pelo Estudo do Homem e um olhar especial para as Mitologias como forma de conhecimento do homem e sua ligação com a transcendência.

erick

ERIC KAMIKIAWA

Eric Kamikiawa tem 21 anos e é do povo Kurâ- Bakairi. Nasceu na aldeia Bakairi e cresceu na Aldeia Pakuera da terra Indígena Bakairi, localizada no munícipio de Paranatinga no Estado de Mato Grosso. Participa desde muito jovem de movimentos para a conquista de direitos e o protagonismo dos indígenas. Participou também na restruturação da FUNAI em Cuiabá, em 2010. É atualmente aluno do curso de Ciências Sociais da Universidade Federal de Mato Grosso para estudantes indígenas residente no estado.

luciana

LUCIANA SAPIA FRANCO

Educadora formada pelo Centro de Formação de Professores Waldorf da Escola Waldorf Rudolf Steiner de São Paulo, desenvolveu esses estudos por dois anos, a partir da análise e prática das danças e dos ritmos dos Orixás, buscando captar seus movimentos e gestos em exercícios de modelagem no torno açoriano – com a produção de 16 pratos, e 16 aquarelas, numa pesquisa em que a técnica utilizada na pintura deve corresponder à natureza, elemento, de cada Orixá. É educadora na Escola Livre Areté, mãe de três filhos, padeira na Confraria Santa Bárbara, estudante de graduação em antropologia, na Universidade de São Paulo, onde desenvolveu sua primeira pesquisa sobre o tema, com o professor Reginaldo Prandi, estudiosa das manifestações culturais brasileiras, contadora de histórias e pesquisadora no grupo Pindorama, na SAB.

manfred

MANFRED VON OSTERROHT

Paisagicultor e fenomenólogo, com ênfase no Goetheanismo. Há 30 anos observa e pesquisa paisagens, especialmente as comunidades vegetais do trópico e subtrópico brasileiro, seus biomas e sua zoologia evolutiva. Pratica o paisagismo biodinâmico e atua no projeto 'o retorno das árvores', realizando cursos de fenomenologia de Goethe.

marilda

MARILDA MILANESE

Farmacêutica pela FCF USP, atua em pesquisa, desenvolvimento e ensino na área da farmácia Antroposófica e como docente em cursos de formação antroposóficas. É fundadora e diretora da Sirimim Aprimoramento da Arte Farmacêutica e da Farmantropo - Associação Brasileira de Farmácia Antroposófica.

marli

MARLI APARECIDA PEREIRA

Historiadora, pedagoga, graduada e licenciada pela Universidade de São Paulo. Pós- graduada em arte-educação. Membro da Escola Livre Superior de Ciência Espiritual e membro de sua Seção Pedagógica. Co- fundadora do grupo Pindorama.

susanne

SUSANNE ROTERMUND

Terapeuta Social, especializada em artes, tendo trabalhado como terapeuta em oficinas assistidas para jovens e adultos com necessidades especiais, como professora de artes em Escolas Waldorf em projetos sociais e como professora de artes na orientação de profissionais das áreas pedagógicas e terapêuticas, docente na área artística em várias formações antroposóficas nas áreas de artes, pedagogia e terapia. Trabalhou os últimos dez anos na Associação Comunitária Monte Azul e vive atualmente em Curitiba, trabalhando na Associação Ita Wegman.

suzana

SUZANA MURBACH

Bailarina do teatro Municipal do Rio de Janeiro. Euritmista formada pela Akademie für Eurythmische Kunst lea van der pals am Goetheanum, atuou no palco do Goetheanum, no grupo de euritmia de São Paulo. Curso de danças brasileiras com teatro escola Brincante de Antônio Nóbrega. É professora desde 1987 em várias formações de professores. Atualmente leciona na Escola Aitiara de Botucatu.

veronika

VERONIKA BRUNIS

Veronika Brunis, professora Waldorf e euritmista formada na Alemanha, participou na fundação da Escola Waldorf em Chemnitz logo após o fim do comunismo. Mudou-se para o Brasil em 1997 junto com o marido, o ator Jorge Brunis. Introduziu a euritmia nas Escolas Waldorf de Bauru, Juiz de Fora e Cuiabá, onde trabalhou como professora até 2011. Co-fundadora do curso Antropomúsica (desde 2004) e colaboradora artística na formação em Pedagogia Social. Pesquisas e engajamento junto a comunidades indígenas após a morte do marido em 2010.

wesley

WESLEY ARAGÃO DE MORAES

Médico antroposófico, formado pela UFJF, Juiz de Fora - MG.Mestre em Ciência da Religião, pela UFJF. Doutor em Antropologia, pelo museu nacional - UFRJ. Docente de cursos de antroposofia e medicina há 26 anos. Autor de textos e livros diversos sobre ocultismo, medicina, arte, filosofia.Trabalho com índios desde 2004 no Alto Xingu. Etnobotânico e artista plástico.

Portuguese Dutch English French German Italian Spanish
© 2016 SAB - Sociedade Antroposófica no Brasil, desenvolvido por Contraste Studio