Mini Cursos

Imprimir
 Panamericano Informações Programação História e Conteúdo Organização Inscrições  Colabore Contato
Programação Expirações e Dinâmicas Oficinas Artísticas Mini Cursos Moverte Somos todos artistas

Os Mini Cursos sao uma forma de nos aprofundarmos em conteúdos que dizem respeito à juventude e ao futuro.

marli facebook

Marli Aparecida Pereira

Historiadora, Pedagoga, graduada e licenciada pela Universidade de São Paulo -  USP.  Pós- graduada em Arte- Educação. Membro da Escola Livre Superior de  Ciência Espiritual e  Membro da Seção Pedagógica. Cofundadora  do grupo Pindorama. 

O Brasil quer conhecer Pindorama?  Os tupanos e topecas vieram da Atlântida numa época em que o mar entrava pela Amazônia(...) Trilhando os peaberus  vamos abrir os caminhos para entender  as narrativas que expressam a essência da cosmovisão e os valores do povo Tupy-Guarani. Seu legado: as "palavras formosas", a língua abañeenga, - língua ancestral Tupy - as palmeiras azuis, os Tamãi, os ancestrais Trovões, a criação de Tupy, a língua tupi-guarani,serão compartilhados com aqueles que  "em torno da fogueira" acordem seus corações, tornando-se um pouco Guarani, para compreendê-los.
995260 750994961584697 955500679 n
 Patrícia Cordova
Juventude e Empreendedorismo  
20140604 204357

 Alfredo  Rheingantz

Economista pela USP, Gestor de Associações do Terceiro Setor, Pedagogo com Especialização em Pedagogia Waldorf pelo Emerson College e Alder Bridge - Inglaterra. Palestrante em temas da Pedagogia, Antroposofia e Auto-Educação de Adultos. Diretor da Editora Antroposófica e da Associação Pedagógica Rudolf Steiner, Gestor da Sociedade Antroposófica no Brasil, Consultor do Instituto ABCD para a formação de professores na rede pública.

 Inteligência Coletiva  Quem sou eu em um grupo de trabalho ? em uma instituição? em uma família? Qual o meu papel e o dos meus colegas? 
 
Como o trabalho em grupos significa um passo a mais no desenvolvimento da inteligência?
Grupos humanos compõem sistemas de processamento de informações, complexas e potentes formas para o desenvolvimento da humanidade e de suas instituições/organizações.
- O desenvolvimento da inteligencia no ser humano, suas múltiplas faces. Múltiplas inteligencias.
- O reflexo do individual no grupo. Organizações refletem o que vive no ser humano individual.
- Reconhecendo habilidades/talentos/inteligencias em cada participante. 
- Formando grupos e criando dinâmicas que potencializem os talentos individuais.
O curso pretende explorar a inteligência, do nível individual ao nível organizacional. Serão apresentados conceitos e propostas dinâmicas capazes de movimentar e expandir os conceitos introduzidos.
 foto

Ana Paula I. Cury


Médica (Clínica Geral) de formação antroposófica, cofundadora da Escola de Pais na Escola Waldorf Rudolf Steiner, coordenadora do Projeto Semear na favela de Paraisópolis e atualmente membro integrante da Diretoria da Sociedade Antroposófica no Brasil.

Sexualidade A conversão da estéril intelectualidade em pensamento produtivo, intuitivo, da qual depende atualmente todo o bem estar da humanidade, é realizada pelo amor; e a capacidade de amor se relaciona em muitos pontos com o sexo.

Fortalecer e proteger as novas faculdades criativasintuitivas que procuram urgentemente expressar-se na juventude atual deveria constituir o objetivo da educação. Mas o que ocorre na maioria das escolas é uma conversão das forças de ideias em sexualidade, e não o contrário. Para vislumbrar novas perspectivas no desenvolvimento da sexualidade propomos uma série de encontros que pretende ressuscitar o belo e o sagrado ligados a este tema.

constanza

Constanza Kaliks

Chilena, viveu a maior parte da vida em São Paulo. Formada em Matemática pelo Instituto de Matemática e Estatística da Universidade de São Paulo e em Pedagogia Waldorf no Goetheanum, Dornach, Suiça. Durante 19 anos lecionou no Ensino Médio da Escola Rudolf Steiner e na Formação de Professores Waldorf, em São Paulo. Mestre em Educação pela Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo, doutoranda em Educação na Faculdade de Educação da USP. Desde 2012, dirige a Seção de Jovens do Goetheanum em Dornach, na Suiça.

Como conciliar as escolhas individuais e as necessidades do mundo?  

 

 

Portuguese Dutch English French German Italian Spanish
© 2016 SAB - Sociedade Antroposófica no Brasil, desenvolvido por Contraste Studio