Arte da Fala

Imprimir

“Ao configurar o falar artisticamente, revela-se a interação saudável e a harmonização de corpo, alma e espírito. O corpo mostra como é capaz de abarcar o espírito, a alma revela se o espírito vive nela verdadeiramente e o espírito se manifesta de forma imediata no físico.

Pessoas que participam dos cursos de fala vivenciam assim diretamente, em ação humana, uma revelação da antroposofia.

A antroposofia de certa forma se comprova justamente pelo fato dela ser capaz de revivificar o pleno significado da arte da fala, posta em posição desalentada pela visão materialista.”

Rudolf Steiner – GA 280

 

 

Histórico

O termo “Sprachgestaltung” foi traduzido entre nós livremente como “arte da fala”. Ele foi cunhado por Rudolf e Marie Steiner dando um nome a seu empenho pela renovação artística da fala como cultura oral nos palcos do teatro e da recitação e declamação poética em geral, desde que começaram a trabalhar juntos em 1902. Juntos encenaram com companhias mistas de profissionais e amadores dois dramas de Édouard Schuré para os congressos teosóficos, depois os quatro dramas de mistério do próprio Rudolf Steiner, entre 1910 e 13 em Munique; desenvolveram no Goetheanum a arte de recitar para euritmia e entre 1919 e 1924 deram vários cursos prático-teóricos para plateias interessadas e variadas, assim como exercícios práticos para indivíduos, entre eles o iniciador da Escola Waldorf, Emil Molt. Os três livros GA 280 a 282 documentam suas atuações neste campo de arte.

 

Característica

A arte da fala é uma busca de desenvolvimento artístico e de estilo e uma prática de capacitação para a oralidade poética norteada pela ciência espiritual da Antroposofia. Parte dos pressupostos de que é possível e precisa ser empreendido um trabalho de resgate e aprofundamento do praticante para com os elementos constituintes do universo do verbo: a sílaba que gera a pulsação rítmica; do alfabeto como reino dos fonemas, com sua grande polaridade entre vogais e consoantes, as estruturas gramaticais e sintáticos que espelham as dinâmicas da alma humana. É também uma jornada de estudo dedicada ao gesto para resgatar e cultivar a intencionalidade, acanhada e até paralisada na fala intelectualizada (ou então liberta de maneira caótica na fala emocionalizada) que hoje prevalece na vida e em muitas produções artísticas.

 

Onde e como praticar

Cada um pode praticar esta arte, de muitas maneiras: Pode-se ler e interpretar poesia com atenção e sensibilidade, sozinho ou junto com outros, e fazer disso uma prática regular; pode-se procurar um trabalho orientado por alguém que fez aulas e praticou por mais tempo ou se formou num curso especifico de “Sprachgestaltung” na Europa.

 

Cursos atualmente no Brasil

Atualmente estão correndo dois grupos de formação do curso descrito abaixo, um grupo na Escola Novalis em Piracicaba-SP que iniciou em 2017, outro na Escola Paineiras em Juiz de Fora-MG, iniciado em 2018.

 

Treinamento de competência em ARTE DA FALA

Objetivo/meta: Desenvolver competências no campo da arte da fala: conhecimento e práticas diversas de cultura oral, jogos rítmicos, interpretação poética, dramatização, encenação, direção cênica e.o.

Formação para atuação artístico-pedagógica exemplar e multiplicadora em Escolas Waldorf e outras iniciativas de educação cultural para crianças e jovens dos 7 aos 18 anos. Baseado na Antroposofia.

Duração do treinamento completo: 3 anos, dividido em 3 ciclos anuais específicos.

Público Alvo: Pedagogos Waldorf, Educadores/professores de Artes que trabalham ou querem trabalhar com cultura oral, poesia e teatro pedagógico, interessados em geral.

Intensidade: Ritmo médio de um fim de semana por mês. No mínimo 15, até 18 dias de trabalho intensivo ao ano em grupo. Dia de trabalho de 7 a 8 horas em média. Tarefas individuais contínuas de exercício e estudo.

 

As três fases:

  • 1º ano: As bases práticas e teóricas (com apresentações internas)
  • 2º ano: Desenvolvimentos artísticos exemplares e diversificados com apresentação final (pública)
  • 3º ano: Desenvolver individualmente ou em equipe um projeto aplicado, supervisionado, como trabalho de conclusão

Coordenador responsável: Matthias Murbach, formado pelo Goethanum, 29 anos de prática em escola Waldorf e formação de professores.

 

Esboço de programa curricular da primeira fase:

  • Falar artístico a partir do treinamento da ginástica e da métrica grega, seguindo a metodologia sugerida por Rudolf Steiner no “Curso Dramático”.
  • Estudo prático do “aparelho fonador”: Articulação, Respiração, Sonorização, exercícios adaptados de Rudolf Steiner e outros.
  • Euritmia da fala e o alfabeto sob pontos de vista diversos.
  • Épico/dramático/lírico: os estilos.
  • Exemplos principalmente da literatura brasileira e boas traduções; pequenos exemplos em grego, inglês e/ou alemão.
Portuguese Dutch English French German Italian Spanish
© 2016 SAB - Sociedade Antroposófica no Brasil, desenvolvido por Contraste Studio