Dissertações de Mestrado

Imprimir
  1. Francisca Maria Barbosa Cavalcanti. SABERES DO PROFESSOR DE CLASSE DE UMA ESCOLA WALDORF: PRÁTICAS MUSICAIS EM CONTEXTO INCLUSIVO. Centro de Artes, da Universidade do Estado de Santa Catarina. Florianópolis, 2014
    images/Artigos/teses-e-dissertacoes/mestrado/francisca_cavalcanti.pdf
  2. Maurício Martins Baldissin. Investigação do uso da análise de textura de imagens de ressonância magnética como ferramenta de auxílio na caracterização das epilepsias refratárias. Faculdade de Ciências Médicas da UNICAMP. Campinas, 2013. http://www.bibliotecadigital.unicamp.br/document/?code=000913092&opt=1
  3. Leandro David Wenceslau. Por uma medicina que eduque, por uma pedagogia que cure: as contribuições de Rudolf Steiner à integralidade na educação médica. Área: Educação. Núcleo: espiritualidade e educação. Centro de Educação, Universidade Federal de Pernambuco. Recife, PE, 2011. Ver resumo.
  4. Evelaine Cruz dos Santos. Vivências espaciais e saberes em uma escola Waldorf: um estudo etnomatemático. Área: Educação Matemática. Instituto de Geociências e Ciências Exatas, Universidade Estadual Paulista. Rio Claro, SP, 2010.
  5. Silberto Marques de Assis Azevedo. Transferência de tecnologia sob a perspectiva de gestão por competências: um estudo sobre a parceria estratégica entre farmácia e laboratório produtor de medicaentos de orientação antroposófica. Área: Administração. Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais. Belo Horizonte, 2008. Veja a íntegra da dissertação ou solicite cópia digital com o O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo. . Veja também o artigo
    "Transferência de conhecimento tecnológico: um estudo de caso de parceria entre farmácias manipuladoras e laboratório produtor de medicamentos", baseado na dissertação, publicado no XXIX Encontro Nacional de Engenharia de Produção, Salvador, BA, 2009.
  6. Marco Bertalot-Bay. Conseqüências ambientais e sociais da atividade agrícola: reflexões epistemológicas sobre a regenerabilidade. Área: Análise Ambiental e Dinâmica Terriotorial. Instituto de Geociências, Programa de Geografia, Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Campinas, agosto de 2008. Veja a íntegra da dissertação, subdividida em capítulos e seções.
  7. Jonas Bach Júnior. Educação Ecológica por meio da Estética na Pedagogia Waldorf. Universidade Federal do Paraná, Setor de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação. Curitiba, agosto de 2007. Ver a íntegra da dissertação em formato pdf.
  8. Anita Zimmermann. A escolha profissional na área da saúde: a opção pela enfermagem. Área: psicologia educacional. Faculdade de Educação da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP), janeiro de 2007. Ver aíntegra da dissertação em formato pdf.
  9. Sandra Regina Kuka Mutarelli. Os Quatro Temperamentos na Antroposofia de Rudolf Steiner. Área: história da ciência. Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. São Paulo, junho de 2006. Ver o resumo e o sumário. O texto completo (800 kB) pode ser solicitado diretamente à autora: O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo. .
  10. Mauro Domingues Fernandes. O método clínico na Medicina Antroposófica e a clínica foniátrica: o homem em sua complexidade. Área: fonoaudiologia. Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. São Paulo, março de 2006. Ver o sumário e resumo. Veja a dissertação completa (em pdf, 2,14 MB).
  11. Dercílio Aristeu Pupin. O posicionamento social do educador: um estudo sobre a participação coletiva em projetos educacionais. Mestrado em Educação. Área de Ensino Superior, Centro de Ciências Sociais Aplicadas. Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUCCAMP), 2005. Ver a íntegra da dissertação em formato pdf.
    O trabalho visa desvendar os elementos que favorecem o envolvimento de educadores em projetos coletivos, superando a cultura individualista. Três estudos de casos são aprofundados. Um deles é a formação do movimento da pedagogia Waldorf em Campinas (1987-2005), do qual surgiu a Escola Associativa Waldorf Veredas.
  12. Elaine Marasca Garcia da Costa. Da Pedagogia Waldorf à Salutogênese. Área: educação. Universidade de Sorocaba (UNISO). Sorocaba, 2004. Veja o resumo local.
  13. Marília Barreto Nogueira. Da palavra à poética do movimento. Departamento de Comunicação e Semiótica da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. São Paulo, dezembro de 2003.
  14. Ennio Lamoglia Possebon. Geometria, forma e proporção áurea na arquitetura. Áreas: estruturas ambientais urbanas, teoria da arquitetura e geometria. Departamento de Tecnologia, Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de São Paulo. São Paulo, 2003. Detalhes e resumo no sistema DEDALUS da USP.
  15. Helena da Glória Medeiros Urben. As experiências iniciais com a linguagem das artes plásticas no contexto da saúde. Área: artes, com concentração em Artes Plásticas, linha de pesquisa Arte-Educação. Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo. São Paulo, 2003. Detalhes e resumo no sistema DEDALUSda USP; buscar por autor.
  16. Elvis de Azevedo Matos. O Artista, o Educador a Arte e a Educação - Um mergulho nas águas da Pedagogia Waldorf em busca de um sentido poético para a formação docente ou Artifícios às Artimanhas. Área: Educação. Faculdade de Educação, Universidade Federal do Ceará. Fortaleza, 2002.
  17. Simone Andrea D'Ávila Gallo. Infância avançada ou deletad@? Crítica ao uso da informática na educação infantil. Área: educação, com concentração em Políticas Públicas e Administração da Educação Brasileira. Faculdade de Filosofia e Ciências da Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho". Marília 2002.
  18. Marise Matwijszyn. A imitação no desenvolvimento infantil e suas implicações para a educação segundo as concepções antroposófica e walloniana. Área: educação. Universidade Federal de Pernambuco. Recife 2002. Detalhes e resumo em www.ufpe.br/sib; buscar por autor.
  19. Rosely Aparecida Romanelli. A pedagogia Waldorf: contribuição para o paradigma educacional atual sob o ponto de vista do ìmaginário, cultura e educação. Área: antropologia educacional. Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo. São Paulo, 2000. Detalhes no sistema DEDALUS da USP; buscar por autor. Veja o artigo Pedagogia Waldorf: criatividade e teoria cognitiva referendadas pela visão acadêmica escrito pela autora, descrevendo a dissertação e o processo de sua criação.
  20. Raquel Dias Braga. Goetheanum: arquitetura enquanto metamorfose. Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de São Paulo. São Paulo, 1999. Detalhes e resumo no sistema DEDALUS da USP; buscar por título.
  21. Sueli Pecci Passerini. O fio de Ariadne: múltiplas formas narrativas e desenvolvimento infantil segundo a abordagem antroposófica de Rudolf Steiner. Instituto de Psicologia da Universidade de São Paulo. São Paulo, outubro de 1996. Detalhes e resumo no sistema DEDALUS da USP; buscar por autor com "passerini".
  22. Maria Adelina Rennó Jelen. Escola do Desvendar da Voz: um caminho através do canto. Insituto de Psicologia da Universidade de São Paulo. São Paulo, 1990. Detalhes e resumo no sistema DEDALUS da USP; buscar por autor.
  23. Ronilda Ribeiro. Percepção de ilustrações em literatura infantil : fatores emocionais e de desenvolvimento viso-motor. Instituto de Psicologia da Universidade de São Paulo. São Paulo, 1980. Detalhes e resumo no sistemaDEDALUS da USP;
  24. Silvani Rosa dos Santos. O ensino de geografia na pedagogia Waldorf. 2011. Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Universidade de São Paulo, Departamento de Geografia. Clique aqui para acessar.
Portuguese Dutch English French German Italian Spanish
© 2016 SAB - Sociedade Antroposófica no Brasil, desenvolvido por Contraste Studio