Dissertações de Mestrado
- Daniela Celeste Contim dos Santos. Práticas de
cuidado numa escola Waldorf: performando possibilidades de cuidar.
Área: Psicologia Social. Centro de Educação e
Humanidades, Instituto de Psicologia, Universidade do Estado do Rio
de Janeiro. Rio de Janeiro, RJ, março de 2013.
- Leandro David Wenceslau. Por uma medicina que eduque,
por uma pedagogia que cure: as contribuições de Rudolf
Steiner à integralidade na educação médica.
Área: Educação. Núcleo: espiritualidade
e educação. Centro de Educação, Universidade
Federal de Pernambuco. Recife, PE, 2011. Ver resumo.
- Evelaine Cruz dos Santos. Vivências espaciais e
saberes em uma escola Waldorf: um estudo etnomatemático.
Área: Educação Matemática. Instituto de
Geociências e Ciências Exatas, Universidade Estadual Paulista.
Rio Claro, SP, 2010.
- Silberto Marques de Assis Azevedo. Transferência
de tecnologia sob a perspectiva de gestão por competências:
um estudo sobre a parceria estratégica entre farmácia
e laboratório produtor de medicaentos de orientação
antroposófica. Área: Administração.
Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais. Belo
Horizonte, 2008. Veja a íntegra da dissertação
ou solicite cópia digital com o autor.
Veja também o artigo
"Transferência de conhecimento
tecnológico: um estudo de caso de parceria entre farmácias
manipuladoras e laboratório produtor de medicamentos",
baseado na dissertação, publicado no XXIX Encontro Nacional
de Engenharia de Produção, Salvador, BA, 2009.
- Marco Bertalot-Bay. Conseqüências ambientais
e sociais da atividade agrícola: reflexões epistemológicas
sobre a regenerabilidade. Área: Análise Ambiental
e Dinâmica Terriotorial. Instituto de Geociências, Programa
de Geografia, Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Campinas,
agosto de 2008. Veja a íntegra da dissertação,
subdividida em capítulos e seções.
- Jonas Bach Júnior. Educação Ecológica
por meio da Estética na Pedagogia Waldorf. Universidade
Federal do Paraná, Setor de Educação, Programa
de Pós-Graduação em Educação. Curitiba,
agosto de 2007. Ver a íntegra da dissertação
em formato pdf.
- Anita Zimmermann. A escolha profissional na área
da saúde: a opção pela enfermagem. Área:
psicologia educacional. Faculdade de Educação da Universidade
Estadual de Campinas (UNICAMP), janeiro de 2007. Ver a íntegra da dissertação
em formato pdf.
- Sandra Regina Kuka Mutarelli. Os Quatro Temperamentos
na Antroposofia de Rudolf Steiner. Área: história
da ciência. Pontifícia Universidade Católica de
São Paulo. São Paulo, junho de 2006. Ver o resumo
e o sumário. O texto completo (800 kB) pode ser solicitado
diretamente à autora: sandrakukamutarelli@gmail.com.
- Mauro Domingues Fernandes. O método clínico
na Medicina Antroposófica e a clínica foniátrica:
o homem em sua complexidade. Área: fonoaudiologia. Pontifícia
Universidade Católica de São Paulo. São Paulo,
março de 2006. Ver o sumário
e resumo. Veja a dissertação
completa (em pdf, 2,14 MB).
- Dercílio Aristeu Pupin. O posicionamento social
do educador: um estudo sobre a participação coletiva
em projetos educacionais. Mestrado em Educação.
Área de Ensino Superior, Centro de Ciências Sociais Aplicadas.
Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUCCAMP),
2005. Ver a íntegra da dissertação
em formato pdf.
O trabalho visa desvendar os elementos que favorecem o envolvimento
de educadores em projetos coletivos, superando a cultura individualista.
Três estudos de casos são aprofundados. Um deles é
a formação do movimento da pedagogia Waldorf em Campinas
(1987-2005), do qual surgiu a Escola Associativa Waldorf Veredas.
- Elaine Marasca Garcia da Costa. Da Pedagogia Waldorf à
Salutogênese. Área: educação. Universidade
de Sorocaba (UNISO). Sorocaba, 2004. Veja o resumo
local.
- Marília Barreto Nogueira. Da palavra à poética
do movimento. Departamento de Comunicação e Semiótica
da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo.
São Paulo, dezembro de 2003.
- Ennio Lamoglia Possebon. Geometria, forma e proporção
áurea na arquitetura. Áreas: estruturas ambientais
urbanas, teoria da arquitetura e geometria. Departamento de Tecnologia,
Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de São
Paulo. São Paulo, 2003. Detalhes e resumo no sistema DEDALUS da USP; buscar por
autor. Veja o resumo
local, estendido.
- Helena da Glória Medeiros Urben. As experiências
iniciais com a linguagem das artes plásticas no contexto da
saúde. Área: artes, com concentração
em Artes Plásticas, linha de pesquisa Arte-Educação.
Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São
Paulo. São Paulo, 2003. Detalhes e resumo no sistema DEDALUS da USP; buscar por
autor.
- Elvis de Azevedo Matos. O Artista, o Educador a Arte e
a Educação - Um mergulho nas águas da Pedagogia
Waldorf em busca de um sentido poético para a formação
docente ou Artifícios às Artimanhas. Área:
Educação. Faculdade de Educação, Universidade
Federal do Ceará. Fortaleza, 2002.
- Simone Andrea D'Ávila Gallo. Infância avançada
ou deletad@? Crítica ao uso da informática na educação
infantil. Área: educação, com concentração
em Políticas Públicas e Administração
da Educação Brasileira. Faculdade de Filosofia e Ciências
da Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho".
Marília 2002.
- Marise Matwijszyn. A imitação no desenvolvimento
infantil e suas implicações para a educação
segundo as concepções antroposófica e walloniana.
Área: educação. Universidade Federal de Pernambuco.
Recife 2002. Detalhes e resumo em www.ufpe.br/sib; buscar
por autor.
- Rosely Aparecida Romanelli. A pedagogia Waldorf: contribuição
para o paradigma educacional atual sob o ponto de vista do ìmaginário,
cultura e educação. Área: antropologia educacional.
Faculdade de Educação da Universidade de São
Paulo. São Paulo, 2000. Detalhes no sistema DEDALUS da USP; buscar por
autor. Veja o artigo Pedagogia Waldorf: criatividade
e teoria cognitiva referendadas pela visão acadêmica
escrito pela autora, descrevendo a dissertação e o processo
de sua criação.
- Raquel Dias Braga. Goetheanum: arquitetura enquanto metamorfose.
Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de São
Paulo. São Paulo, 1999. Detalhes e resumo no sistema DEDALUS da USP; buscar
por título.
- Sueli Pecci Passerini. O fio de Ariadne: múltiplas
formas narrativas e desenvolvimento infantil segundo a abordagem antroposófica
de Rudolf Steiner. Instituto de Psicologia da Universidade de
São Paulo. São Paulo, outubro de 1996. Detalhes e resumo
no sistema DEDALUS da USP; buscar por
autor com "passerini".
- Maria Adelina Rennó Jelen. Escola do Desvendar
da Voz: um caminho através do canto. Insituto de Psicologia
da Universidade de São Paulo. São Paulo, 1990. Detalhes
e resumo no sistema DEDALUS da USP; buscar por
autor.
- Ronilda Ribeiro. Percepção de ilustrações
em literatura infantil : fatores emocionais e de desenvolvimento viso-motor.
Instituto de Psicologia da Universidade de São Paulo. São
Paulo, 1980. Detalhes e resumo no sistema DEDALUS da USP; buscar
por auto
|